A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!
Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!
Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!
quinta-feira, 31 de março de 2011
Seu filho quer ser vegetariano... e agora?
A Época publicou uma coluna denominada "Agora sou vegetariana", onde a autora discorre sobre sua postura quando sua filha "perto dos 11 anos, com um pé na infância e outro na pré-adolescência, resolveu radicalizar: “Mãe, agora sou vegetariana”.
Leia na íntegra.
Segue minha opinião sobre o artigo, obviamente como vegetariana informada e objetiva:
Vegetariano não come nenhum tipo de carne - fora isso, não use o rótulo, por favor!
Como a professora de Ciências da minha filha, que disse que falta proteína na alimentação dos vegetarianos e que devem comer carne branca...
Como uma "vegetariana" gaúcha que disse comer carne só aos fins-de-semana, porque "churrasco não é carne, é uma tradição"!
Como os pseudo-vegetarianos que dizem comer só peixe (peixe dá em árvore?).
Minha filha tem quase 12 anos, não come carne, não toma leite e é muito saudável, obrigada! O que costuma acontecer é que os pais são desinformados e não sabem criar uma dieta vegetariana equilibrada e que contenha todos os nutrientes: caem na cilada da soja e dos carboidratos! Se não tiverem competência, consultem uma nutricionista vegetariana, que certamente vai ajudá-los a manter seus filhos devidamente nutridos, sem abusar dos animais.
Esse tipo de texto, na minha visão, é um deboche e não respeita opções racionais de outras pessoas, trata-as como incompetentes e/ou desinformadas - nega a diversidade.
Sua filha já assistiu aos inúmeros vídeos que existem por aí mostrando matadouros, aviários, testes para produtos e outras atrocidades cometidas pelos humanos aos animais? Uma coisa é ver a carne temperada e cheirosa no prato e outra é conhecer de onde ela vem! Aliás, o cheiro e o sabor dos temperos encobrem o verdadeiro odor da carne crua...
Se você não quer desistir da carne, quer continuar sendo onívora, ok, é a sua escolha, vou respeitá-la e aceitar!
Mas não use argumentos baixos os falsos para tentar provar que o vegetarianismo é uma opção errada, que vai fazer mal ao organismo e impedir o crescimento de bebês e crianças - seja justo e aceite também a diferença!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Uhuuuu, isso aí vera! Depreciar a opção do outro, através da mídia (péssima formadora de opinião) ou não, é uma forma de violência velada! Apoiada!
Beijos
Bem, já respondi um texto semelhante lá no outro blog.
Os argumentos dos defensores de carne são variadíssimos e criativos, ehehehe!!!
Beijo!
Oi, Vera!
Parabéns pela sua coragem! Não sou, ainda, vegetariana, mas admiro quem jápratica este modo de vida (respeitar os animais vai além da alimentação)! Minha filha nasceu com alergia a TODAS AS FORMAS DE PROTEÍNA ANIMAL (ovo, leite, carne vermelha e branca). Tenho usado os leites vegetais e ela está se desenvolvendo maravilhosamente bem!
Vou aprender com ela e adotar esta alimentação em minha vida também!
Gostei muito do seu comentário, discutimos muito essa matéria no Facebook e muitos mandaram e-mails de protesto para a colunista. Pena que não dá pra postar o seu comentário no Facebook. Adorei o blog, vim ver sobre alimentos com cálcio e achei essa matéria.
Surya, seja bem-vinda e volte sempre! Parece que ultimamente o vegetarianismo está sendo muito atacado, o que me leva a desconfiar de ações dos pecuaristas, com medo de perder a fatia de mercado.. mas as mudanças não podem ser evitadas indefinidamente!
Jeci, como vc está comprovando, é possível criar uma criança sem proteína animal! O fato da sua filha ser alérgica à essa proteína e sobreviver, para mim é uma excelente "prova" de que crianças vegetarianas podem viver saudavelmente... mas não é conveniente para muitas pessoas pensarem assim, como aquelas que não querem largar o consumo de carne e, obviamente, os que a comercializam.
Boa sorte!
Nao e uma questao do q da ou nao em arvore s fosse assim nos so comeriamos frutos silvestres o peixe se desenvolve sozinho no mar e nos rios diferente das pastagens aviclolas etc esses animais sao alimentados e criados com hormonios excluxivamente para o abati :( percebe a difereca?Peixe nao grita e nem e mamífero ( e nao tem todo aqule sangue) e sem contar q quando vc mata um boi nao e só o boi q vc ta ajudadando a morrer por que a proteína do peixe e indiscutivelmente mais saudável q a do boi e etc. Os vegetais também são seres vivos.
A questão, pura e simples é: aquele que INTITULA-SE VEGETARIANO não pode comer nenhum tipo de carne, ou seja, nenhum animal (boi, porco, peixe, carneiro, coelho etc e etc). Caso contrário, NÃO É VEGETARIANO!
Vegetais, naturalmente, são seres vivos, mas não possuem sistema nervoso (mais detalhes aqui: http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=204&Itemid=102).
Em resumo: carne branca ou vermelha é alimento de onívoros e não de vegetarianos; se a branca é mais saudável, muitos estudos confirmam que sim, se não tiverem hormônios e antibióticos, o que hoje é rotina na criação de animais.
Todo animal sofre ao morrer, isso é indiscutível.
Postar um comentário