A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!
Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!
Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!
domingo, 23 de maio de 2010
Chili vegetariano: México caliente!
Quem acompanha as receitas do blog, já percebeu que dá para fazer pratos vegetarianos tão gostosos como os que tradicionalmente contém ingredientes de origem animal, bastando usar a criatividade para substituir - isso dá uma certa satisfação ao vermos que não precisamos abandonar pratos que nos são caros por termos desistido de consumir animais!
Um exemplo disso é essa receita de chili sem carne, que fica mais gostoso se preparado com antecedência e aquecido na hora de servir.
CHILI VEGETARIANO
Ingredientes
1/3 xícara de azeite de oliva
2 xícaras de cebolas picadas
2 xícaras de aipo picados
2 xícaras de pimentões picados (vermelhos e verdes)
2 xícaras de cenouras raladas
2 xícaras de feijão preto ou vermelho, já cozido
2 xícaras de tomates sem pele picados
uma unidade de pimenta malagueta picadinha
uma CS de cominho em pó
1/4 de xícara de manjericão fresco picado
uma cc de orégano
uma xícara de vinho branco
uma xícara de caldo de legumes
Como fazer
Aquecer o azeite e adicionar o caldo de legumes, o cominho e a pimenta, cozinhando por um minuto. Reservar.
Dourar em pouco azeite, por 5 minutos, as cebolas, o aipo, os pimentões e as cenouras, acrescentando o feijão por último. Misturar ao caldo reservado.
Juntar os tomates e o orégano, depois o vinho e deixar cozinhando por 20 minutos em fogo baixo, sem tampar a panela. Se ficar muito espesso, acrescente mais caldo de legumes e cozinhe por mais alguns minutos.
Após apagar o fogo, acrescente o manjericão, fios de azeite de oliva e abafe a panela.
Dica: pode-se também substituir o feijão por duas xícaras de cogumelos frescos picados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Que delícia! Vou fazer, com certeza! Adoro culinária mexicana. Parabéns, pelo blog!
Abraços fraternos,
Aline
Aline, obrigada pela visita e pelo carinho, um grande abraço!
Ei Vera!
Eu também gosto da cultura mexicana! Mas, me diga uma coisa: a malagueta da sua receita é aquela pequenina que arde demais da conta? Será que posso usar a dedo-de-moça como substituição? Ela arde, mas acredito que menos do que a malagueta...Essa receita está boa para esse friozinho que já está fazendo por aqui, rs. Abraço!
Oi, Vânia, é a danada da bichinha, sim! rs São pequenas mas calientes... Mas claro que vc pode usar a dedo-de-moça, que tem o sabor mais suave e evite as sementes, que é onde o ardor se concentra mais. Comida mexicana tem que ter esse picante exagerado, por isso, como de vez em quando! Concordo, o frio do clima e o quente da pimenta estão em sintonia, abração!
Oi Vera, dei uma olhada no blog e adorei as receitas. Vou acompanhar. Beijo
Legal, Tassiana, seja bem-vinda e espero que aproveite bastante o conteúdo do blog; beijo pra vc também!
fiquei louca pra experimentar essa!!
um beijão
Denise, aproveita que o México ganhou hoje da França e comemora com o chili! beijo!!!!!!!!
Peguei a receita. Espero testar e gostar! Obrigado.
Postar um comentário