A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

domingo, 26 de julho de 2009

Fortalecendo a energia vital no Inverno


O inverno é época de dormir mais (muitos animais, sabiamente, hibernam), de fugir do frio e procurar o calor. A alimentação deve ser concentrada e nutritiva - já que a estação é yin (frio) buscamos uma nutrição yang (calor) - lembrando que os opostos se atraem.

Alimentos com sabor ácido devem ser usados em pequenas quantidades, pois criam umidade no organismo, que somando-se à umidade do ambiente, podem predispor a doenças.
O uso do sal deve ser reduzido
Muitos condimentos e especiarias favorecem a circulação de energia: alho, alho-poró, cebola, cebolinha verde, coentro, gengibre, cravo, canela, noz moscada, orégano, cardamomo e pimenta jamaicana (outras pimentas, como a pimenta-do-reino, devem ser usadas com parcimônia, pois retiram calor do corpo).
Abóbora, cenoura, batata-doce, nabo, rabanete, castanhas, nozes, sementes, frutas secas, inhame, aipim, mandioquinha reforçam o yang e ajudam a retirar a umidade do organismo.

Os meses de inverno são propícios ao fechamento, ao repouso e a armazenar. É momento de pensar, matutar, refletir com nossos botões, esconder-se, preparar-se para a renovação e a expansão da próxima primavera.
Curtir a interiorização e fortalecer nossa energia vital.
Brrrrrr... agasalhe-se, aninhe-se, fique junto daqueles que ama!

6 comentários:

Claudia disse...

Oi Vera!Muito legal esse post!
Bom inverno pra vc aí no Brasil :)
Bjs!

Vera Falcão disse...

Oi, Claudia, o inverno está com temperaturas bem baixas neste ano, aqui na minha região... temos que criar muita energia para equilibar todo esse frio!
bjs e obrigada pela visita :)

Claudia disse...

Cá estou novamente lendo este texto..estamos entrando no frio aqui no Japão.Sempre é bom reforçar minha memória lendos textos assim,pra se manter informada e para estar prevenida á tantoas influenzas que rodam soltas por aí,principalmente dentro dos próprios consultórios e dentro das próprias cabeças do médicos que muitas vezes ao invés de nos tranquilizarem nos deixam mais apreenssivas!

Bjs refrescantes pois aí está chegando o verão não!?

Vera Falcão disse...

Oi, Claudia, aqui estamos tendo uma primavera totalmente atípica - temos tido dias de 38º, temporais, chuvas torrenciais e dias com temperatura de 10º - que salada, hein? Acho que não teremos mais as estações definidas, como antigamente, pq os desequilíbrios no ambiente vieram para ficar...
Fortalecer a imunidade é sempre a tática ideal de escapar das doenças!

beijão

Carol Balan disse...

Vera, amei essa postagem!! De modo geral, sempre pensamos no inverno como o momento ideal para consumir os alimentos quentes, mas você mostrou que é muito mais que isso! Interessante é como o corpo é sábio, eu amo alho poró, mas não compro sempre porque é um dos itens mais caros da feira de orgânico. Desde que esfriou me deu vontade e tenho comprado toda semana! Vários outros alimentos que você colocou, também percebo agora que tenho acrescentado mais nos pratos desde que o inverno começou! Beijos!!

Vera Falcão disse...

Pois é, a maneira oriental de saber os alimentos e o nosso corpo... a magnífica utilização do yin e do yang pra obtermos o equilíbrio. Seguir a intuição vale muito1 Beijo!