A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 26 de setembro de 2015

Fermento em pó caseiro - sem alumínio!


Pra quem ainda não sabe que o fermento em pó industrializado contém alumínio e amido de milho transgênico na sua composição, aí vai o aviso mais uma vez!
Fiquem ligados naquilo que colocam para dentro de si, nem tudo pode ser o ideal, mas quanto mais nos informamos, mais podemos melhorar a qualidade da nossa alimentação.

O fermento em pó feito em casa é facílimo de fazer e funciona muito bem, podem observar nas fotos que o bolo cresceu, ficou fofo e garanto que também delicioso.
Só precisamos de dois ingredientes: cremor tártaro (sal ácido obtido dos resíduos salinos liberados durante a fermentação do vinho) e bicarbonato de sódio.
Sendo que fermento em pó é uma ligação química entre uma BASE e um ÁCIDO, o bicarbonato de sódio é a base e o cremor, o ácido. Juntamos os dois, bem misturados e pronto.

Essa foi a nossa aula de Química, agora passemos para a de Matemática: agora você pode dizer que valeu a pena estudar ambas na escola... :)

A proporção é a seguinte: para cada meia colher de chá de CREMOR usamos 1/4 de colher de chá de BICARBONATO.
Para fazer maior quantidade, é só ir aumentando essa proporção: duas de cremor, uma de bicarbonato; 4 de cremor, duas de bicarbonato... Podemos deixar a mistura pronta em um pote de vidro bem fechado, guardado em lugar longe da luz. Na hora de usá-la, utilizamos a mesma quantidade que pede a receita para o fermento em pó industrializado.

Para testar a validade, caso o fermento fique guardado por um longo tempo, coloque 1/2 colher de chá dele em meia xícara de água fervente; se borbulhar bastante, o fermento está ok, caso contrário, descarte. 

Algumas receitas na internet adicionam amido de milho, mas é dispensável.

Bicarbonato de sódio é encontrado em supermercados facilmente e o cremor de tártaro em lojas que vendem artigos para confeitaria e padaria.

2 comentários:

Iolanda Martins disse...

Não entendi: se o fermento em pó possui alumínio, por que usá-lo junto com cremor. O cremor vai remover o alumínio?

Iolanda

Vera Falcão disse...

Iolanda, é o fermento em pó INDUSTRIALIZADO, que compramos pronto, que contém alumínio. A receita que estou passando é do fermento em pó CASEIRO, feito apenas com o cremor e o bicarbonato, sem o alumínio que a indústria acrescenta no fermento que ela produz. Releia com calma a postagem, abraço!