A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 7 de abril de 2012

Bacalhoada vegetariana


Já que todo mundo come peixe nesses feriados de Páscoa, decidi fazer também um prato com frutos do mar, mas, naturalmente, do meu jeito, uma bacalhoada sem bacalhau (ele agradece...)! Fiz uma quantidade grande pra comer hoje e para levar amanhã no almoço em casa de parentes, onde, certamente, farão churrasco... mas, enfim, dá pra curtir a companhia das pessoas queridas e comer o que prefiro e gosto!

Ingredientes:

1 1/2 quilo de batatas brancas
200 g de tofu uma cebola grande
3 tomates médios
2 pimentões pequenos (podem ser de cores variadas , o visual fica mais bonito)
200 ml de leite de coco (faço o meu em casa, batendo a "carne" do coco com água, no liquidificador)
sal marinho, shoyu, azeite de oliva, molho de pimentas
azeitonas pretas para decorar

Como fazer

Cozinhar as batatas, com casca, não deixando que fiquem macias demais. Se quiser, já as cozinhe em rodelas. Reserve.

Cortar as cebolas em pedaços grandes e fatiar o tofu, o mais finamente que conseguir (como ele é muito delicado, ter cuidado para que não se desmanche). Por um pouco de azeite numa frigideira e refogar a cebola com o tofu, adicionando, no final, o shoyu. Reserve.

Refogar em outra vasilha, os tomates picados e os pimentões fatiados verticalmente. Temperar com o sal e o molho de pimenta e se necessário, adicione um pouco de água. Quando estiver pronto (encorpado), junte-o com o refogado de tofu e cebolas e mexa delicadamente, unindo os dois.

Unte com o azeite um prato refratário grande e encha o fundo dele com as batatas cortadas em rodelas, não muito finas. Por cima, coloque o molho. Regue com azeite de oliva.

Coloque o leite de coco por cima do molho e regue com mais azeite de oliva. Leve ao forno médio e deixe o prato ali até que as batatas e o tofu fiquem crocantes.

Retire do forno, adicione as azeitonas pretas e use mais azeite de oliva, porque, esse é um prato português, ora pois!

Um comentário:

Vera Falcão disse...

Oi, ci! Sim, na verdade, o mais correto seria "batata inglesa", mas tb chamam de branca, pois existe a rosa.
Dá para substituir por inhame, sim, mas não deixe cozinhar demais, pois ele logo vira purê...

Beijo!