A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 11 de março de 2009

É tão simples germinar sementes...

... uma brincadeira de criança e o resultado é alimento de qualidade superior!

Aprenda com a Ana Branco:

15 comentários:

Carla disse...

Oi Vera,
Olha, eu já tinha tentado fazer isso com sementes de girassol e funcionou mesmo... O que faltou foi a coragem de comer, demorei demais e acabou mofando... Tem algum método prático pra retirar a casca depois que abre? Ou tem que tirar uma por uma?
Me desculpe, pode parecer uma pergunta besta... e deve ser, porque já perguntei isso num outro blog e não me responderam...

Vera Falcão disse...

Carla:

A semente de girassol vc pode comer em dois dias - 8 horas de molho na água, enxague e depois deixe o restante do tempo secando, com o vidro inclinado para não mofar ou apodrecer - dê mais umas enxaguadas nesse período.
"Infelizmente" no caso do girassol, só existe o método uma por uma - aperta numa ponta que saí na outra, como uma bala no revólver... Sugestão: pegue o prato com as sementes e um outro para colocar as cascas, ligue a TV e se ligue nela, que a ação é bem automática.
Não tem alguma criança para ajudar? Minha filha adora apertar as sementes de girassol, principalmente quando ela põe muita força no movimento e elas saltam longe, feito bala de canhão... rs
A propósito, curiosidade não é besteira.

Carla disse...

Legal, valeu, vou tentar de novo!! :o))

Paula disse...

Eu não tiro a casca para comer as sementes, eu como com a casca, tem algum problema???

Vera Falcão disse...

Paula, você já viu as aves comendo sementes de girassol? elas arrancam a casca antes de comê-las... minha madastra tem uma calopsita e fico embevecida vendo-a tirar as cascas, semente por semente - deve haver um bom motivo para que façam isso - penso que são muito duras para mastigá-las totalmente e a digestão fica dificultada (já que não conseguimos desmanchá-las no primeiro ato da digestão, que é a mastigação e a salivação). Já vi receita de "leite" de girassol com as cascas, mas nesse caso, tudo é coado na finalização.
Uma amiga me informou que existem sementes sem casca para vender (achei que fossem tostadas), mas não confio muito na procedência, nesse caso.

Paula disse...

Olá, agredeço a atenção!
Mas no caso dos pássaroseles tiram a casca porque comem cruas, depois que germina a casca fica molinha, se mastigar bem praticamente some na boca. E penso que comer com a casca seria uma forma melhorar de aproveitar os nutrientes, por estar mais integral, mas posso estar enganada. Vou procurar saber mais sobre o assunto.
Beijo

Vera Falcão disse...

Paula, acho que mesmo depois de ficarem de molho elas continuam duras, pelo menos, ao meu paladar e considero-as muito fibrosas... mas, enfim, se vc encontrar uma informação nova, conta pra gente!

bjs

CARLOSCRISTO disse...

iz um cuscuz com a sobra do suco verde (couve,semente de girassol,hortelã,pepino), misturei as sobras do que coei no suco verde. Olha ficou uma delicia, o único problema é que faço currupaco igual papagaio, até hoje. rsrs (só pra relaxar)

O comentário da Paula é sensacional.

Vera Falcão disse...

Ô, papagaio, passa a receita do teu cuscuz pra nós... rssss

Anônimo disse...

ola vera, estou começando a conhecer a comida viva, ja gosto muito de verduras e legumes agora com suas dicas vou enriquecer mais meus pratos, obrigada

Vera Falcão disse...

Muito bom saber disso, sucesso nos teus experimentos culinários!

Alexandre Neto disse...

Que maravilha de blog, encontrei o que precisava. Venho a um tempo mudando minha alimentação, e desde então esse é um dos sitios que mais encontrei informações praticas e uteis!!

Muito agradecido!!

Grande abraço.

Vera Falcão disse...

Grande prazer em te auxiliar, Alexandre, volte sempre para pesquisar mais, abraço!

Luciane disse...

Estava realmente procurando informação de como tirar a casca da semente de girassol germinada. Aqui encontrei. Obrigada!

Vera Falcão disse...

Legal, Luciane, aproveite!