A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A faxineira ecológica



Que glamour dessa faxineira, não? hehe... achei a gravura engraçada, no sentido de que é, praticamente impossível, alguém mergulhar na limpeza e manter esse visual impecável...
Postei lá no Fora do Manual sobre "A Casa Limpa da Faxineira Ecológica" e vou colocar aqui mais algumas receitas do livro, especialmente direcionadas para a limpeza da cozinha.

AZULEJOS

2 litros (8 xícaras) de água morna
30 ml (duas colheres de sopa) de vinagre

Para as manchas, preparar uma pasta com 15 ml (uma colher de sopa) de amido de milho e 5 ml (uma colher de chá) de água. Aplicar essa mistura e esfregar com um pano úmido.

CRISTAIS

Para limpar cristais, usar uma cebola cortada e esfregue com papel jornal. Se estiverem opacos, limpar com um pano de lã umedecido com um pouco de azeite.

FORNO


250 ml (uma xícara) de bicarbonato de sódio
60 ml (1/2 xícara) de vinagre

Lave as partes externas do forno, inclusive a porta, com a pasta de bicarbonato de sódio. Umedeça um pano em viagre para limpar o fundo do forno. Aplique a pasta no fundo do fogão com água. Caso as manchas forem muito difíceis de sair, coloque sal e limpe quando ficar frio. Se ainda persistirem, repita a operação. Deixe agir por 12 horas. Após, retire a mistura com uma espátula. Enxague com um pano umedecido com vinagre. As manchas muito incrustadas podem necessitar esfregão de aço.

Lendo a receita acima, fiquei pensando que o melhor mesmo é não deixar a sujeira ficar "muito incrustrada" no fogão e no forno, bastando para isso fazer limpezas mais assíduas - se deixarmos ela ficar em grande volume e endurecida, será uma faxina que nos custará muito mais trabalho e tempo!

BOCAS DO FOGÃO

Deixe de molho as bocas do fogão em um litro de vinagre por 12 horas.
Esfregar com papel jornal faz com que fiquem mais brilhantes.

VIDRO DO FOGÃO

Limpe com jornal e água quente.

Os limpadores de forno contêm muitos produtos tóxicos que podem irritar a pela, os olhos e os pulmões.

FORMAS E PANELAS QUEIMADAS

125 ml (1/2 xícara) de vinagre
30 ml (duas colheres de sopa) de água
5 ml (uma colher de chá) de bicarbonato de sódio
5 ml (uma colher de chá) de sal

Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe agir por algumas horas antes de lavar. Coloque 1/2 xícara de vinagre dentro da forma ou panela queimada. Acrescente as duas colheres de água, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de sal. Leve à fervura. Repetir a operação se for necessário. Essa técnica não é recomendada para as panelas de alumínio porque o bicabonato de sódio pode alterar a sua cor (melhor mesmo é não usar panelas de alumínio...).

Mais dicas, num próximo post: como limpar sua geladeira de forma ecológica!

4 comentários:

Green Womyn disse...

Vivem me pedindo um post como o seu lá no blog e eu nunca tenho tempo de pesquisar e escrever sobre o assunto. Vou recomendar seu artigo para todo mundo!

Beijos!

Vera Falcão disse...

Legal, quanto mais essas receitas forem divulgadas, melhor! bjkas

Zeze disse...

Gostei das dicas, mas uma faxineira dessas eu jamais contrataria!rssssssssssss
Bacana seu trabalho de divulgar a importância de uma alimentação saudável.
* Também adoro gatos

Vera Falcão disse...

Zeze, esse modelito é pra usar quando baixar uma faxineira em você... rs
Obrigada pela visita e um miau para os teus gatinhos!