A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Gostoso pra chuchu!


A maioria das pessoas não gosta de comer chuchu, fala que "não tem gosto de nada" - pois eu adoro, desde uma simples salada com sal, ervas e azeite de oliva até preparos mais elaborados, como um suflê ou uma torta (pode também fazer parte do Suco de Luz).
Apesar de ser uma hortaliça é considerado um fruto (como o tomate), é de fácil digestão, rico em fibras e pobre em calorias - dizem que ajuda a combater a hipertensão, pois tem propriedades diuréticas (nesse caso, não use sal no tempero).
O chuchu tem niacina, uma das vitaminas do complexo B, que auxilia o crescimento (ideal para a alimentação dos bebês) e a manter a saúde da pele; contém ainda cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre e magnésio. Possui mais vitamina C do que o pepino.

O chuchu pode ser rotulado de exibido, pois mesmo que seja plantado em um canto esquecido da horta ou do jardim, em pouco tempo ele dará um jeito de se mostrar!
Aparece tanto que virou protagonista de ditos populares como "dá mais que chuchu na cerca" ou "pra chuchu"...


Na culinária, ele tem uma utilidade pouco conhecida: ajuda a "dar o ponto" em doces, como goiabadas ou marmeladas.

Uma receita gostosa e simples de fazer com ele: cozinhe alguns chuchus no vapor, retire a casca e corte em tiras finas; refogue cebola ou alho em azeite de oliva; acrescente pequenos cubos de tofu, refogando rapidamente e temperando com shoyu e pimenta branca moída; na finalização, junte as tiras de chuchu, apague o fogo e jogue por cima, salsa e cebolinha picadas. Ao servir, adicione mais azeite de oliva.

Chuchu beleeeeeeza!

7 comentários:

Anônimo disse...

oi, Vera!
Aqui em casa ninguém gosta do pobre chuchu, como vc mesmo disse alegam "não ter gosto de nada", mas mesmo assim eu insisto em fazer-lo, faço suflê de chuchu, uma receita da vovó q tive q modificar(na verdade retirar os tantos ovos e substituir o leite d origem animal que minha avó afirma ser necessário" o q não é verdade"...rsrs) e fica assim:
2 chuchus grandes (descascados e cozidos) 1copo de leite vegetal(uso Mais Vita da Yoki uso culinário) , 1 xícara de farinha de trigo integral( pode ser com a branca tbm), 2 Colheres de sopa de azeite, Sal a gosto ( misturo todos os ingredientes acima e amasso com o garfo pq gosto q fique pedaços maiores do chuchu, pode se bater no liquidificador se preferir)
Para o recheio refogo , alho, tomate, pimentões(uso um pedaço de cada cor) azeitonas, cogumelos, sal a gosto e condimentos da sua preferência, finalizo com muita salsa picadinha.

Unto uma forma média e coloco uma parte da massa, todo o recheio e cubro com o restante da massa, levo ao forno pré aquecido por uns 20minutos.

Faço uma salada bem colorida para acompanhar e o chuchu fica bem delicioso.


Agora estou aguardando ansiosa uma sugestão bem gostosa pra ceia de Natal!

Beijos
Andréa

Vera Falcão disse...

Oi, Andréa, vou experimentar a receita, tá com jeito de ficar bem gostosa! Só vou modificar o leite, usar o de aveia feito em casa.
Temos algumas receitas natalinas no blog, mas estou pesquisando umas novidades, ok?
beijão!

Ana disse...

Olá!
Primeira vez que visito o blog e estou gostando muito!
Só uma dúvida: o que vc toma para subtituir o leite de soja? Eu adoro e costumo tomar 1 ou 2 copos grandes por dia, não sabia que fazia mal...! E agora estou pensando em uma solução acessível ($).
Aqueles males que vc descreveu são para crianças ou também para adultos? Tenho 22.
Abs e orbigada pelo esclarecimento!

La Tribu disse...

Te indicamos para o Premio Dardos: http://casadebotellasdepet.blogspot.com/2010/11/premio-dardos.html

Vera Falcão disse...

Oi, Ana, há muitas opções de leites vegetais, como o de aveia, amêndoas, gergelim (tem mais proteína do que o leite da vaca), arroz, castanhas, coco, além de combinações entre eles - veja a tag Leites vegetais do blog. O prejuízo acontece para todo consumidor compulsivo de soja, apenas as crianças são ainda mais suscetíveis, pela fragilidade do organismo. Qualquer dúvida, pergunte novamente, abração!

Vânia M. disse...

É verdade, o chuchu se reproduz em grandes quantidades e não é difícil cultivá-lo. Minha mãe tinha um pé no quintal...dava tanto que por mais que distribuísse aos parentes e vizinhos, ainda sobrava, rsrs. Uma vez ela fez até doce de chuchu! Lembro que respingava muito na hora do cozimento...mas não sabia que podia ser utilizado adicionado a outros doces. Legal isso! Uma vez, há muito tempo atrás, ouvi dizer que as cerejas de padaria eram feitas de chuchu, mas não sei se era verdade, rs. Adoro chuchu!

Vera Falcão disse...

Vânia, o chuchu é um incompreendido! rs
Só posso complementar que a-d-o-r-o chuchu, principalmente apenas cozido no vapor, com salsa e cebolinha picadas e azeite de oliva!

Bjs!