A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Biscoitos de polvilho



Polvilho é o amido da mandioca, falando curto e grosso (também conhecido como fécula de mandioca). Mas existem as nuances, porque da mandioca se produz uma variedade de ingredientes:

"Polvilho doce é a goma desidratada até virar um talco bem fino. Quando hidratado e aquecido, dá bastante liga, portanto, é bom também para fazer beijus e tapiocas. Com líquido e aquecido, forma um mingau cremoso e transparente, com bastante liga. Pode ser usado para fazer pãezinhos, bolos, brevidades". 

"Polvilho azedo, como já disse acima, a água com o sumo da mandioca é deixada com a goma sedimentada para fermentar por cerca de 10 dias ou mais. O polvilho tirado daí estará bem ácido e confere sabor ácido agradável aos preparos, além de permitir maior expansão: pães de queijo e biscoitos de polvilho crocante, por exemplo. O mingau feito com ele é mais escuro, transparente, cremoso e macio (tem proporção maior de amilopectina, responsável pela maciez e transparência, em relação à amilose, cujo teor diminui com a acidez)."

Leiam esse texto, integralmente, aqui.

Seguem 3 receitas com polvilho, sem usar ovos ou leite.

Biscoitos de polvilho

Ingredientes

1 k de polvilho azedo
250 ml de óleo vegetal ou azeite de oliva ( com o azeite, o sabor fica bem melhor)
30 g de sal
um litro de água

Como fazer

Coloque 750 ml de água e o óleo em uma panela e ferva.

Ponha em uma batedeira o polvilho, 250 ml de água fria e misture por um minuto. Acrescente a água e o óleo fervendo e bata na velocidade máxima.

Modele a massa em formato de anéis ou pingos e coloque em forma grande, bem separados porque eles incham.

Assar em forno bem quente preaquecido por 15 minutos.

Bolinhos de polvilho temperados

Ingredientes

1/2 xic polvilho azedo
1 1/2 xic polvilho doce
1 cc rasa de levedura em pó (caso não tenha a levedura, substitua por 4 batatas inglesas médias cozidas)
1 xic água fervida
1/4 xic de óleo vegetal (girassol) sal, orégano e temperos que mais gostar

Como fazer

Misturar o óleo na água fervida.

Misturar todos os ingredientes secos, e acrescentar a água com o óleo (vá acrescentando e mexendo para não encaroçar). Amassar bem até dar liga.

O ponto exato acontece quando a massa ficar um pouco amolecida e lisa e não desmanchar ao modelarmos as bolinhas. Depois de modelados, colocar os bolinhos em um uma forma untada com óleo.

Assar em forno médio preaquecido por mais ou menos 25 minutos. Rende 20 bolinhos médios

Biscoito campeão
Fonte: Elisa Biazzi

Ingredientes

500 g de polvilho azedo
3 xícaras de água fervendo
1 xícara de castanha-do-pará triturada
1 xícara de aveia (flocos pequenos)
1 colher (sopa) de erva-doce ou orégano
1 colher (sobremesa) rasa de sal

Preparo

Em uma tigela média coloque o polvilho, a castanha, a aveia, a erva-doce ou orégano e o sal.

Misture todos os ingredientes secos em seguida despeje a água fervendo bem devagar e mexa com uma colher grande até que toda a massa esteja molhada.

Vá mexendo até que a massa esteja bem homogênea e deixe descansar por uns 20 minutos.

Umedeça sua mão com um fio de óleo e faça “cobrinhas” da massa iguais ou um pouco mais finas que a espessura de uma caneta esferográfica.

Asse em forno médio até começar a dourar. Retire, deixe esfriar e sirva.

2 comentários:

Sue disse...

MUITO SHOW!
OBRIGADA POR COMPARTILHAR!
Suely Feijó

Eli disse...

Olá Vera, tudo bem com você? Pois bem, fiz a receita do biscoito de polvilho, a primeira, ficaram maravilhosos, vou postar no meu face, quando puder, dá uma espiada lá! Obrigada! Bjs