A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 10 de janeiro de 2009

Iogurte de nozes




Coloque 1 xícara de nozes de molho em água para hidratar, conforme indicações do blog (use a ferramenta de busca).

Após o tempo determinado, despreze a água do molho e desmanche as nozes no liquidificador, colocando água filtrada aos poucos, até formar um creme grosso.

Use um tecido tipo fralda de bebê para coar a parte líquida, espremendo bem e ponha a massa numa tigela coberta com um pano fino (pode ser novamente uma fraldinha...) para que o ar possa penetrar.

Coloque a tigela num lugar morno e deixe descansar por 6 a 12 horas ou até ficar com o gosto ácido. Quanto mais tempo o iogurte demorar no ambiente aquecido, melhor fica.

Este iogurte também pode ser feito com gergelim, sementes de girassol, castanhas, amêndoas ou combinações (por exemplo, gergelim, castanhas e amêndoas).
Acrescente mel, suco de limão, sal marinho, fava de baunilha ou outros temperos.

4 comentários:

Maria Moreira disse...

Viva Vera!!

O B R I G A D A!!!!!

Você não imagina há quanto tempo ando à procura de receita de iogurte que não leve leite de vaca nem de animal nenhum.........

Posso compilar as suas receitas num livro de receitas para (meu) uso próprio (para mim e para a minha família)? Onde você encontra tanta coisa boa, tanta receita??

Obrigada e continue a semear a sua sabedoria!

Um abraço daqueles apertados e muito SOL para você!

Maria!

Vera Falcão disse...

Oi, Maria, que legal ter ajudado!
Fique à vontade para usar as receitas, elas são fruto de muita pesquisa e leitura, juntadas desde a década de 70! Tenho arquivos em casa que não param de crescer... olha, eu adoro sol, mas ele tem nos maltratado ultimamente aqui onde moro, um verão beirando os 40º! Mas todo esse sol é perfeito para cozinhar o pão essênio... rsssssss
um grande abraço

Clarinha Chastinet disse...

Vera amiga,
Namastê!!
Sou sua fã de carteirinha.
Sigo seu blog e vc! rsrsrs
Amei esse iogurte, mas tenho uma dúvida qto as calorias, vc saberia me informar?
Grande beijo e Luz

Vera Falcão disse...

Oi, Rashmi, como é bom ter pessoas legais na minha cola... rs... me sinto honrada.
Olha, sinceramente, não sei te dizer se, ao fermentar, as castanhas perdem calorias, mas posso pesquisar a respeito. O que sei é que 12 nozes contém a média de 350 calorias e as amêndoas são as que têm menos (12 possuem menos de 100 calorias). Logo, se vc está preocupada com o peso, creio que as amêndoas são uma boa solução para fazer o iogurte, não?
Mas se vc tiver um pouquinho de paciência, mais adiante consigo informações a respeito das calorias do iogurte de nozes.

Abração!