A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Quibe vegetariano recheado


Ingredientes
2 xícaras de trigo para quibe
2 xícaras de gluten (seitan) picadinho
3 xícaras de água
1 cebola muito bem picada
1 ovo caipira
1 CS de semente de linhaça
¼ de xícara de água
hortelã picadinha a gosto
sal marinho e pimenta
azeite de oliva extravirgem

Para rechear
200g de ricota ou tofu amassados
sal marinho
ervas e temperos a gosto

Como fazer

Numa panela, junte o gluten, o trigo para quibe e as 3 xícaras de água. Leve ao fogo e, quando ferver, reduza para fogo baixo. Quando a água secar e a mistura estiver soltinha, desligue.

Numa vasilha, junte essa mistura com a cebola, a hortelã, sal e pimenta. À parte, processe um pouco dessa massa com o ovo. Junte aos ingredientes da vasilha. Processe ou bata no liquidificador as sementes de linhaça com ¼ de xícara de água. Acrescente um pouco da massa e bata um pouco mais pra dar liga. Misture tudo e amasse bem com as mãos, até que a mistura fique homogênea.

Recheio: misture bem a ricota ou o tofu com os temperos de sua preferência (orégano, salsinha ou hortelã combinam), sal e pimenta.

Montagem: numa fôrma untada com azeite, ponha metade da mistura de quibe. Amasse delicadamente com a mão. Distribua o recheio. Cubra com a outra metade. Regue com azeite extravirgem (sem exagero para não ficar engordurado) e leve ao forno preaquecido médio (180ºC) por 20 minutos.


Dicas:
a mistura de 1 colher (sopa) de semente de linhaça + ¼ de xícara de água é uma opção para substituir 1 OVO em qualquer receita. Por exemplo, numa receita de bolo que leva 4 ovos, pode-se usar 2 ovos e 2 vezes a mistura de semente + água. O segredo é bater bem no liquidificador até obter uma consistência "gosmenta" parecida com a do ovo.
Outras opções de recheio: nozes, legumes ralados, azeitonas, cogumelos etc.

Nenhum comentário: