A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Índia em evidência

Imagem do livro A Cozinha Indiana, de Vijay Acharya - arroz-doce com cardamomo


Durante este ano, a Índia estará em destaque no dia-a-dia dos brasileiros, através da novela Caminho das Índias; espera-se que tudo que esteja ligado à Índia, vire moda...

Muitos livros falam sobre a gastronomia da Índia, além do que já citei aqui no blog, ARQUEOLOGIAS CULINÁRIAS DA ÍNDIA, de Fernanda de Camargo-Moro,
Refiro-me agora ao A COZINHA INDIANA, de Vijay Acharya, que mostra os cardápios do dia-a-dia de uma família comum, já que uma autêntica família indiana convida o leitor a conhecer a riqueza do seu patrimônio gastronômico. Com diferentes cozinhas regionais, a culinária indiana e sua apresentação passa também pelas divisões de castas.
Ambos os livros não são apenas uma coletânea de receitas, mas demonstram o papel da culinária como importante elemento da cultura.

Seguem algumas informações gerais:

As refeições devem contemplar sabores doce, salgado, amargo, ácido, picante e adstringente.

São ingredientes indispensáveis na mesa indiana: ghee (manteiga clarificada), o iogurte (corrige os sabores picantes), lentilhas ou grão-de-bico, polpa e leite de coco (utilizados em sobremesas e pratos à base de carne ou grãos), arroz basmati e especiarias (cada indiano prepara a sua mistura denominada masala, o picante é o garam masala).

O pilão é um utensílio presente na maioria das casas e muito utilizado para transformar em pó as especiarias.

O athitya (ato de receber) é um importante dever social e estabelece que os que chegam a uma casa devem ser tratados com todas as honras. Um convidado, logo ao chegar, costuma ser recebido com leite ou iogurte adoçados com mel ou açúcar.

Os indianos têm o hábito de comer com os dedos, mas apenas com a mão direita. A esquerda é reservada para a higiene pessoal.

Há regiões em que é preciso autorização especial para consumir bebidas alcoólicas.

Uma grande parte da população é vegetariana.

A vaca é animal sagrado, por isso sua carne não costuma ser consumida.

Na rua, o prato típico é o tali, que em hindi quer dizer prato feito. Geralmente composto de uma porção generosa de arroz basmati (arroz aromático indiano), dhal (uma espécie de lentilha ou ervilha), subji (refogado de legumes), chapati (pão indiano) e chutney (pasta agridoce com frutas e pimenta).


A receita abaixo é do livro A COZINHA INDIANA, já com as minhas adaptações de ingredientes; a forma de fazer segue o original:


ARROZ-DOCE COM CARDAMOMO


Arroz basmati

Ingredientes
140 g de arroz basmati
140 g de açúcar mascavo
2 litros de leite (fiz com leite de amêndoas, já que elas são parte importante do prato)
60 g de amêndoas em fatias finas
16 vagens de cardamomo
1 anis-estrelado

Como fazer

1. Retire as sementes do cardamomo e coloque em um pilão e amasse bem.
2. Coloque o arroz em um escorredor e lave em água corrente.
3. Despeje o leite em uma caçarola grande, acrescente o açúcar e mexa até dissolver. 4. Deixe ferver em fogo baixo.
5. Coloque o arroz e misture imediatamente com uma colher de pau para evitar que grude.
6. Acrescente o cardamomo e o anis-estrelado, abaixe o fogo ao mínimo e tampe, deixando cozinhar por 1h e 30min.
7. O arroz deve ficar cremoso.
8. Misture delicadamente, de vez em quando, para evitar que grude no fundo.
9. Toste as amêndoas, rapidamente, em frigideira antiaderente.
10. Despeje o arroz em tigelinhas e espalhe as amêndoas por cima antes de servir.

Há outras receitas indianas de arroz aqui no blog, do livro de Fernanda de Camargo-Moro, além de informações sobre o cardamomo; usem a ferramenta de busca.

Nenhum comentário: