A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

Curiosidades sobre culinária e alimentos



1) O café não deve ser preparado com água fervente.

Apesar do café ser geralmente passado com água fervente, estudos químicos indicam que a temperatura ideal para preparar a infusão de café é de 95 a 98 graus centígrados, ou seja, alguns instantes antes da fervura. A água fria demais não extrai óleos essenciais e cafeína suficiente dos grãos, enquanto que a água fervente provoca um elevado aumento do índice de acidez da bebida, prejudicando seu sabor.

2) De onde vem à expressão "banho-maria"?

É uma alusão à alquimista Maria, a Judia, que criou o processo "para aquecer lenta e uniformemente qualquer substância líquida ou sólida num recipiente, submergindo-o noutro, onde existe água a ferver ou quase."

3) Quando o chocolate que fica esbranquiçado está estragado?

Não, o chocolate com aspecto esbranquiçado sofreu a ação do calor. Um dos principais componentes do chocolate é a manteiga de cacau. Quando o produto é exposto a temperaturas acima de 28º C, ele amolece e a manteiga separa-se do cacau. A manteiga fica concentrada na superfície do chocolate mesmo depois dele voltar a endurecer.

4) Por que descascar cebolas nos faz chorar?

"As células da cebola são formadas, entre outros componentes, por sulforetos e enzimas, no entanto, esses dois componentes não se misturam. Quando cortamos a cebola, rompemos suas células, fazendo com que esses elementos se misturem, originando uma substância chamada de ácido sulfénico.

O ácido, por ser volátil, se transforma em gás. Quando esse gás entra em contato com os nossos olhos, constantemente úmidos, o mesmo reage e se transforma numa soluçãofraca de ácido sulfúrico. Em virtude disso, nossos olhos se irritam e produzem mais lágrimas para diminuir os efeitos dessa substância.

Uma das formas de não chorar ao cortar a cebola é fazer isso em água corrente, para que o ácido sulfúrico seja formado antes de entrar em contato com os olhos, além disso, usar um ventilador para dispersar o gás emitido também é outra boa forma de impedir a irritação dos olhos." (Tiago Dantas - Mundo Educação).

5) Qual é a diferença entre os biscoitos cream cracker e os de água e sal?

A massa dos biscoitos cream cracker é mais gordurosa, com cerca de 16% de gordura. Já os biscoito de água e sal possuem apenas 7%. A gordura deixa o biscoito cream cracker mais crocante e cremoso e o próprio nome em inglês indica isso. Um legítimo cream cracker tem 32 calorias, enquanto que o de água e sal tem 27. Não esqueça que, geralmente, esses biscoitos têm gordura vegetal hidrogenada e muito sal na composição!

6) Catupiry é produto brasileiro.

O requeijão catupiry é uma criação brasileira. Ele foi inventado por Mário e Isaíra Silvestrini, um casal de imigrantes italianos, em 1911, na estância hidromineral de Lambari, em Minas Gerais. A palavra catupiry tem origem tupi-guarani e significa "excelente".
Quer aprender a fazer um delicioso queijo catupiry sem ingredientes de origem animal? Conheça a receita, em breve, na nova tag "Queijos Veganos".

7) Limão com cravo-da-índia: proteção eficaz e cheirosa contra mosquitos.

Este método caseiro é tão eficaz como a espiral, sem produzir a fumaça desagradável.
É muito mais eficaz do que os protetores elétricos e as velas.
Existem diversos produtos domésticos (aerosol, spray, espiral para mosquitos e pastilhas para aparelhos elétricos) que põem em risco a saúde. Verifique a inscrição na embalagem que diz:
"Não deve ser inalado, ingerido ou absorvido pela pele".
Se o produto fica no ambiente a noite toda, como evitar sua inalação? (TAPS)

8) Canela contra mosquitos: Para afugentar os mosquitos no lar, aconselhamos espalhar, ao redor da casa — salas, dormitórios, cozinha etc. —, saquinhos pequenos cheios de canela. Não falha (Carmen Soto. El Puerto de Sta. Maria)

9) As numerosas utilidades do vinagre orgânico: Usamos o vinagre como tempero em saladas e alimentos crus, bem como para conservar verduras. O vinagre ajuda a digestão e torna os alimentos mais saudáveis. Todos os tipos de vinagre matam germes e bactérias. Por esse motivo, devemos temperar a salada com vinagre e azeite em vez de maionese.
Entretanto, o vinagre é muito mais do que um ingrediente na cozinha. Ele tem poder curativo e serve até de cosmético.
O vinagre ativa a circulação do sangue, alisa a pele e mantém a sua proteção ácida.
Em caso de picadas de insetos, passamos um pouco de vinagre (não diluído) no local. Isso desinfeta, tira a dor e o inchaço.
Enxaguando o cabelo com vinagre de frutas, devolvemos o brilho ao cabelo.
(Ilse Auerswald — Natur und Heilen, julho de 2004)

10) Laranjas perfumadas: Espetamos cravos cobrindo toda a casca da laranja. Dependurando essa laranja, podemos sentir o perfume gostoso que exala. (Kathrin Rüegg)

11) O que é "aroma de fumaça"?

Substância que confere ou intensifica o sabor e o aroma de fumaça nos alimentos. Apresentada em forma de pó ou líquida, é composta de aromas e extrato natural de fumaça, concentrado, purificado, obtido por destilação controlada de variedades de madeiras folhosas.