A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

Plantas Alimentícias Não Convencionais



Em 2012, encontrei esse cara sensacional na internet, o Valdely Kynupp, um caçador e estudioso de PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais.
Já consumia muitas delas, mas não estava a par dessa denominação que as agrupa.
E o que são elas? Simplesmente aquele mato cheio de nutrientes que desprezamos por desconhecimento, as plantas que nascem de forma espontânea, inclusive nas calçadas.

Valdely Kynupp e as PANCs

Agora descobri que ele editou um livro (juntamente com Harri Lorenzi, outro dedicado estudioso) que identifica 351 espécies brasileiras, um tesouro que certamente irei adquirir.

Plantas Alimentícias (PANC) no Brasil - Livro

De quebra, pra quem quiser saber mais sobre o assunto, vai esse link com o "Manual de Hortaliças Não-Convencionais", produzido em 2010 pelo Ministério da Agricultura, com muita informação bacana e útil:

Manual de Hortaliças Não-Convencionais/Ministério da Agricultura

E aqui mais postagens do blog sobre elas, as plantas que muitas vezes são chamadas de "daninhas":

Matos comestíveis

Taioba - um coração verde

Nenhum comentário: