A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Celebrando a entrada de 2010


2010, astrologicamente, será regido pelo planeta Vênus... que beleza vai ser esse ano, cheio de Amor, Fertilidade, Feminilidade, Sensualidade, Arte - despertando nosso lado gentil, sensível, bonito e artístico... porque o Amor é uma Arte!
Segundo a astrologia chinesa, teremos o Ano do Tigre de Metal - o destruidor - o que traz um ano explosivo e o grande início dos tempos da Justiça! Será um ano de fortes e bruscas mudanças, momento para introduzir ideias novas e controversas.
2010 oferece a perspectiva de mudar pelo Amor, por exemplo!


Na mesa da ceia, segundo o Feng Shui, é interessante colocar símbolos dos 5 elementos, espalhados com harmonia, de forma equilibrada; algumas sugestões:

MADEIRA - cor verde - frutas como a uva clara, pera, maçã verde, uma bela salada de folhas e também objetos de madeira;

FOGO - cor vermelha - um arranjo de rosas ou uma cesta com maçãs, até mesmo um doce de morangos; velas também simbolizam o Fogo;

TERRA - cor amarela - frutas como manga, laranja, melão e banana, um vaso com girassóis no centro da mesa;

METAL - cor branca e cores metálicas - um bolo com cobertura de glacê, um vaso prata com lírios, uma toalha e pratos brancos com os talheres de inox;

ÁGUA - cor azul ou verde água - toalha da mesa nessas tonalidades, garrafas de vinho, um vaso transparente com plantas aquáticas.

Lembrando que as principais cores venusianas são ROSA CLARO e VERDE TURQUESA,, que aliás, acho que ficam bem colocadas lado a lado.

Nesse ano, vou investir numa ceia praticamente crua, já que o calor está excessivo (a média de 37º diários) e o corpo pede alimentos vivos que o refresquem e energizem.
Não farei lentilha cozida, já coloquei os grãos para germinar e vou compor uma bela salada com eles.

Num prato grande e bonito (não esqueçam, é uma ceia em homenagem à deusa da beleza), colocar os seguintes ingredientes, sendo que uma mão cheia de cada é a medida ideal para calcular porções individuais:

lentilha germinada (previamente, no mínimo dois dias antes)
passas de uva pretas
ameixas secas
tâmaras
ervilhas frescas
folhas de alface rasgadas (pode-se usar mais de uma variedade)
cogumelos
azeitonas pretas picadas
salsa picadinha

Misturar os ingredientes na travessa e usar sal marinho, suco de limão e muito azeite de oliva extravirgem - se quiser, adicione suas ervas preferidas.

E as saladas favoritas da minha filhota não podem faltar: salada de tubérculos (batata branca ou rosa ou cará ou inhame ou mandioca) com maionese de cenoura, muita salsinha picada por cima e à parte, uma salada de couve-flor, cozida no vapor e regada com o oliva.

Muitas frutas - manga, abacaxi, melões, mamão, ameixas, pêssegos.

E, claro, sorvetes - a cara do verão!

De manga

De coco

De tâmaras

Escolha o seu!

Para beber e brindar: a nuvem espumante - ver receita aqui - como o abacaxi estava caríssimo e verde, não vou ajudar os comerciantes nessa falta de respeito ao consumidor e troquei o ananás pelas maçãs! Ficará gostoso igualmente!

Fotos, só mais adiante, pois meu celular está sem cabo para baixar as fotos para o PC - o que perdi tinha Bluetooth... agora voltei ao cabo, mas não sei ainda onde encontrar um para o modelo antigo que ganhei. Mas é só uma questão de tempo - em breve, aguardem.

Vou caprichar na decoração - velas, tons róseos, flores e muita disposição para renovar, pois um novo ano é sempre uma proposta de renovação!

P.S.: na última hora, lembrei que tinha guardada uma estatueta com a réplica da Vênus de Boticelli e ela foi direto para a decoração da mesa, ao lado de um vaso com planta aquática e um ornamento chinês com um peixe coloridíssimo!

5 comentários:

Cida Lopes disse...

Olá meu doce,

"Que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro."
Feliz 2010!!!

Vera Falcão disse...

Querida, desejo que 2010 seja esfuziante, rico, prazeiroso e que só acrescente beleza à tua vida!
Obrigada por me acompanhar aqui no blog nesse ano que está findando, abraços!

Anônimo disse...

Olá...
vim conhecer seu cantinho e já estou te acompanhando.
Vi receitas deliciosas aqui e pretendo experimentar todas.
Tenha um 2010 vitorioso, beijos.

Vera Falcão disse...

Oi, Sirlei, obrigada pela visita, te desejo também um super 2010 e aproveite as receitas, qualquer dúvida, pergunte, ok? beijossss

Jorge Purgly disse...

Oi gente!
Este blog é muito bom.
No ultimo dia de 2009 recebi permissão para tornar público o blog da FCU - Fraternidade Cristiana Universal em português.
Tem imagens bem legais,
confira em
http://universotrade.blogspot.com
um abraço,
Jorge
http://xeesm.com/JorgePurgly
http://purgly.blogspot.com