A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

domingo, 11 de outubro de 2009

"Leite" de aveia 2


Esquente 1 litro de água até ferver.

Espere esfriar um pouco e despeje a água morna sobre 100 ml de aveia (prensada, laminada ou em flocos) na quantidade para cobri-la e deixe de molho durante cerca de 10 minutos.

Bata a mistura no liquidificador até dissolver toda a aveia e acrescente mais água morna até completar 1 litro.

Bata novamente, passe no coador e está pronto.

28 comentários:

Nane Cabral disse...

Olá Vera, adorei seu blog e essa receita de leite de aveia, já estou te seguindo. Tb tenho um blog de culinária, qdo puder me faça uma visitinha. Bjinho, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Ísis F. disse...

O que acha de um antes de dormir? rsrsrs... Parabéns pelo blog, ta muito lindu!

Bjussss!!!

Vânia Ma'iitsoh disse...

Esse leite faz o maior sucesso, aqui em casa!
Graças a você, Vera, eu aprendi como fazê-lo.
E é tão suave...meu filho adora!!!

Vera Falcão disse...

As crianças gostam mesmo, vc viu o comentário da minha filhota? rsssss

Vânia Ma'iitsoh disse...

Ah...que linda!!!Agora sim, me lembro do vídeo do programa, ela experimentando sua receita, né mesmo?
Sua filha não bebe nenhum líquido adoçado, Vera? Os sucos, por exemplo, você só utiliza o doce da própria fruta, né? E o leite, como ela gosta? Pergunto porque o meu filho gosta do leite adoçado com mascavo.

Vera Falcão disse...

O leite de aveia, se preparo com cacau, adiciono um pouco de mel ou mascavo (pouco mesmo); nas vitaminas, fica só o doce das frutas.
Sucos de frutas com adoçante, nem pensar... muito menos o suco verde.
Gostaria de nunca ter adoçado nada na alimentação dela, mas o problema é o que come fora de casa - um docinho ali na casa do vovô, outro aqui na festinha das amigas... não dá para conservar nossos filhos totalmente dentro de uma bolha - nem devemos, não?

nanci leon disse...

Fiz várias vezes o leite de aveia, mas nunca deu muito certo, porque sempre fica parecendo um mingau, embora acrescente bastante água. Tentei fazer com café, mas quando esquenta fica ainda mais espesso. Também tenho muitas dificuldades para coar quando o faço: essa gosminha é muito persistente!
Acho que se adicionar água até perder a consistência grossa, ficará puro água, já que deveria acrescentar muito mesmo.
Obrigada, Vera. Você é muito gentil com todas as pessoas nas suas respostas. Seu blog é muito bom mesmo!

Vera Falcão disse...

Oi, Nanci, legal te ver por aqui! Olha, costumo fazer a outra receita de leite de aveia, só colocando os flocos de molho em água fria (na proporção de 3 CS para 200 ml) e batendo no liquidificador. Duas dicas: use flocos de aveia INTEGRAL e coe com coador de pano (pode ser até uma fraldinha de tecido).
E obrigada pelos elogios, beijos!

alessandra oliveira disse...

Olá querida Vera,estava louca procurando alternativas para poder dar de mamar para meu bebe que está com alergia a proteína do leite, fiz o de arroz com o tipo parabolizado ficou ruim e grosso uma papa,mas não sua receita achei uma q deixava o arroz de molho por 6 h, depois passava no liq, e acrescentava água e cozinhava no fogo, apos coava. não gostei, vou tentar o seu de aveia. como saberei se ele terá alergia ou rejeição ao leite de soja ou outro leite vegetal? e sobre o cálcio, como saberei se ele esta recebendo a Qtde. necessária ao dia na alimentação? se puder me ajudar! agradeço pelo carinho! bjos ale.

alessandra oliveira disse...

vera querida o que é (cs) que vc usa nas receitas é copo ou colher, fiquei na duvida se puder me orientar! muito obrigada, amei esse cabelo rosa!bjos ale.

Vera Falcão disse...

Alessandra, tem uma tabelinha na página inicial do blog, à direita, lá vais ver que CS é "colher de sopa"... e um post específico dos leites vegetais para bebês e crianças, que acredito vá responder às tuas dúvidas: http://cozinhanatureba.blogspot.com/2010/07/leites-vegetais-para-bebes-e-criancas.html
esse cabelo rosa é meu xodó... rs... beijo!

Vera Falcão disse...

Leia também o post sobre Fontes de cálcio na alimentação: http://cozinhanatureba.blogspot.com/2009/02/fontes-de-calcio-na-alimentacao.html

O leite de soja não é recomendado, por ser muito ácido, ainda mais sendo industrializado, cheio de açúcar e produzido com soja transgênica.

Quantidade de cálcio a ser ingerida diariamente -
Lactentes: 0-6 meses: 210 mg/d;
7-12 meses: 270 mg/d;
Crianças: 1-3 anos: 500 mg/d;
4-8 anos: 800 mg/d.

Para atingir a média, não vais depender só dos leites, mas da combinação de vários alimentos - o de gergelim é o que contém mais cálcio e o leite de cereais também é uma boa fonte, sendo que o seu resíduo pode ser misturado a vegetais como brócolis e couve, outras boas fontes de cálcio.

Quantos meses tem o teu bebê?

Cristina Patrocinio disse...

Muito bom o seu blog, obrigada por compartilhar tanta coisa boa.
Cristina

Vera Falcão disse...

Aproveite, Cristina, faço com muito gosto... Abraço!

Karol MG disse...

Oi Vera! Adorei conhecer seu blog!!! Sou vegetariana e adoro ler sobre alimentação natural/saudável. Tô precisando aprender umas receitas e vou copiar daki! kkkkkk Bjo.

Vera Falcão disse...

Karol, espero que elas façam sucesso na tua cozinha, beijo!

Lilian Rodrigues disse...

Oi Vera, parabéns! Adorei se blog!
Tenho uma dúvida: eu tenho uma gastrite fortíssima e meu médico mandou eu cortar leite de vaca e tomate da minha alimentação (entre muitas outras coisas!)...
Com o leite vegetal posso fazer molho branco?
É que adoro macarrão e não posso mais comer nenhum tipo de molho, pois ou tem tomate ou tem leite de vaca...

Abraços e obrigada!

Vera Falcão disse...

oi, Lilian, dá pra fazer várias receitas com leites vegetais, inclusive, a do molho branco... veja aqui: http://cozinhanatureba.blogspot.com.br/2011/09/molho-branco-alternativo.html

Fica bem gostoso, acho que vais gostar! Experimenta outras opções para acompanhar as massas: alho levemente dourado no azeite de oliva, vegetais salteados com shoyu (o yakisoba), molho pesto, molho de queijo falso (vegano)... em qualquer receita que tiver leite, substitua por leite de castanhas ou de aveia.

Um abraço!

ruann disse...

Querida achei bem interessante essa receita ,porem ficou umas duvidas .Qual o tempo de validade deste leite,
.nas receitas ele substitui totalmente o leite de vaca,
.tem como congelar sem perder nutrientes,sabor e coscistencia
Agradeço desde já.
JULIANA PAIM

Vera Falcão disse...

Olá, Juliana1 Respondendo às tuas dúvidas: o consumo ideal do leite de aveia é em 48 horas, guardando na geladeira (quando mais fresco, melhor, por isso não aconselho o congelamento). Ele é tão fácil e rápido de fazer! Ele substitui o leite de vaca nas receitas e pode-se adicionar uma colherinha de óleo pra deixá-lo mais gorduroso, se necessário. Outro leite que funciona muito bem nas receitas é o de castanhas (ou amêndoas).

Anônimo disse...

vou experimentar!!

Vera Falcão disse...

Conte pra nós se aprovou ou não!

Anônimo disse...

Quando voce diz ¨água morna sobre 100 ml de aveia¨quiz dizer 100gr? A aveia nao se mede em gramos? nao entendi. Muito bom o blog!!

Vera Falcão disse...

Esse é o texto da receita original, Anônimo! Até fui conferir pra ver se havia transmitido de forma errada, mas é isso mesmo que está escrito lá. Como uma xícara tem 240 ml, coloco quase a metade dela com aveia. Pra não errar nunca esse leite, a proporção é de 1/10, ou seja, uma medida de aveia para 10 de água. Mas vc tem razão, a aveia é um sólido e mede-se em gramas. Obrigada por gostar do blog, um abraço!

Orquidea disse...

Encontrei o blogue numa pesquisa por leite de arroz e estou a adorar as alternativas que estou a encontrar por cá.

Há uns meses retirei o leite de vaca da minha alimentação. Substitui por leite de soja comprado mas está a rebentar com as minhas finanças!!

Vou testar estas alternativas e quando publicar no meu blogue darei os devidos créditos.

Obrigada pela partilha.
Orquídea Pires
http://criatividade-em-movimento.blogs.sapo.pt/

Vera Falcão disse...

Espero que tenhas bons resultados e que aproves! Leite de soja é muito ácido e o industrializado ainda contém açúcar refinado! Bom proveito!

Anônimo disse...

Oi Vera, seu blog foi meu achado. Estou desconfiada que meu menino tem APLV e preciso substituir o leite de vaca que ele toma. Ele tem 2 anos e 7 meses. Mamou LM até 1 ano e oito meses. Vou começar pelo leite de aveia, mas fiquei com uma duvida. Preciso diminuir pela metade a quantidade de aveia porque ele e criança?e isso mesmo, ou posso seguir a receita normal? Vou começar substituindo somente metade do leite. O que acha? Muito obrigada pelo maravilhoso blog cheio de informações, era tudo o que eu estava precisando. Um grande abraço.

Vera Falcão disse...

Oi, Michelle, tens que diminuir a quantidade de aveia para o leite dele, podes ver mais detalhes nesse link especial para o leite dos bebês e crianças: http://cozinhanatureba.blogspot.com.br/2010/07/leites-vegetais-para-bebes-e-criancas.html Excesso de fibra não faz bem para eles (nem para nós, adultos, a quantidade que ingerimos precisa ser calculada e controlada).