A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Higienização dos alimentos


Me perguntaram a respeito da lavagem dos alimentos (vegetais) com água sanitária: não sigo tal procedimento!

Compro orgânicos, em 99% das vezes - para lavá-los (sim, mesmo os vegetais orgânicos devem ser lavados, para a retirada de microorganismos), uso muita água corrente, vinagre ou bicarbonato de sódio quando deixo de molho (principalmente o referido 1% que possa conter agrotóxicos - que nunca saem totalmente, por mais que você deixe-os de molho, esfregue, ensaboe, enxague, ferva etc e etc).

Coloco os alimentos numa solução de água (1 litro) com um pouco de vinagre (4 colheres de sopa), durante vinte minutos ou uso uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Mas como a atuação da maior parte dos agrotóxicos é "sistêmica" (quando aplicado às plantas, circulam através da seiva e por todos os tecidos), descascar e lavar as frutas não garante a eliminação total dos resíduos, somente sua diminuição.

Esse procedimento eliminará, com eficiência, os microorganismos.


Complementando:


Pesquisa da bióloga da UERJ, Claudia C. Machado de Oliveira, sobre o efeito de lavar as verduras com água e água sanitária ou vinagre ou detergente ou bicarbonato de sódio - para a retirada de AGROTÓXICOS.

Resultados:
A melhor combinação para eliminar o veneno foi água e detergente, com efeito de 30% a menos; depois, água com bicarbonato de sódio, com efeito de 20% a menos.
O efeito do vinagre com água foi 10% e com água misturada com água sanitária o efeito foi zero, igual à água pura, que não diminuiu a presença dos agrotóxicos.

O estudo não diz se o efeito é igual em agrotóxicos sistêmicos.

Nenhum comentário: