A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Contaminação dos Alimentos: cuidado!


Estava andarilhando pelo Mercado Público, quando fui cercada pelo Perigo Físico, o Perigo Biológico e o Perigo Químico!

Nooooossa, que susto quando vi aquelas manifestações horripilantes me rodeando com suas caras horríveis... Na verdade, eles estavam sendo comandados por um funcionário do SENAI, que me deu uma cartilha - o Guia para uma Alimentação Segura.

Recuperada do trauma, fui para casa, li a cartilha e procurei o site: veja aqui.

Gostei muito de pesquisar lá: voltei a encontrar os 3 Perigos (ainda bem que agora eram só imagens), assisti a um video mostrando como nos defender desses três monstrinhos, revi a cartilha, que pode ser lida folha a folha, conheci uma página especial para o "consumidor do futuro" (nossas crianças) e muito mais!

É preciso ter cuidado para evitar a contaminação alimentícia e bem mais agora, que aproxima-se o verão e suas temperaturas absurdamente quentes.

"Você já deve ter ouvido falar, ou até mesmo ter vivido, algum problema causado por alimentos contaminados.
Constantemente vemos nos jornais matérias sobre este assunto, o que gera muita preocupação.
O PAS vem, desde 1998, apoiando empresas de toda a cadeia de produção de alimentos, ou seja, do produtor ao consumidor final. Além do desenvolvimento de metodologias e conteúdos, prepara técnicos que divulgam e implantam nas empresas de alimentos as Boas Práticas, que envolve higiene, manipulação, transporte, fabricação etc.. Com estas ações, o PAS aumenta a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos pelas empresas brasileiras!
Entretanto, pesquisas do Ministério da Saúde indicam que o maior índice de contaminação por alimentos ocorre dentro das residências dos brasileiros!
Logo, nós consumidores temos grande responsabilidade com a segurança dos alimentos que compramos, transportamos, conservamos e preparamos em nossas casas.
Conhecendo os perigos que podem estar presentes na sua alimentação e aprendendo a combatê-los você estará garantindo uma alimentação segura para você e para sua família.
Conheça as dicas que o PAS tem para você!"

6 comentários:

Carla disse...

Imaginando a cena, achei muito engraçado!!!
Esta questão dos alimentos é apaixonante! Parece simples: fazer e comer, mas é cheia de mistérios... Depois que trabalhei na área tive uma certeza: o ser humano é muito forte!! A gente come cada coisa por aih que nem sonha!!!
Um abraço!!!

Vânia Ma'iitsoh disse...

Que susto levei ao ler o início do post! rsrs...afinal eram três monstrinhos! Mas é isso, toda vez que compro frutas, legumes e verduras, me bate aquela preocupação. Não sabemos se todos os alimentos têm agrotóxicos e se são transgênicos. Nessas horas é que dá vontade de plantar o próprio alimento. Muito bom o site do PAS, bem informativo. E bem legal o vídeo, também. O Dr. Bactéria está em todas, hein?! rsrsrs

Vera Falcão disse...

Oi, Carla, sempre me intrigaram aquelas pessoas que sobrevivem há anos de comida do lixo... como será que funciona o sistema imunológico delas?

Vânia, eram bonecos enormes que cercavam as pessoas para chamar sua atenção... rsssss
Pena que estava sem o celular para fotografar... plantar seu próprio alimento: é um privilegiado quem pode, erga as mãos para os céus em agradecimento!

bjos para as duas

Anônimo disse...

Oi vera, e fui la e li sobre o assunto, as bacterias ,e o que mais me assusta.minha mae deixa as saladas de molho na aguas sanitaria, qdo. estou la ate como, mas mesmo assim tenho medo deusar esse metodo de lavagem...ela diluie e depois lava em agua corrente(muito uso de agua).O que eu sei e que a espoja de lavar louca ,troco rapido, pois sei que la ha muita sujeira,etc...Dr. Bacteria assusta mesmo!!Bjus

Carla disse...

Oi Vera acho que meu recadinho acabou de sair ,mas anonimo fui eu que falei, sobre lavar as saladas comagua sanitaria, eh minha mae faz isso, ma ainda tenho receio.Beijos

Vera Falcão disse...

Carla/Anônima: vou responder à tua dúvida num post, ok?

bjs