A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A gordura vegetal hidrogenada está camuflada!



A gordura vegetal hidrogenada, depois de muitos anos sendo consumida por nós, inocentemente, foi declarada vilã! Agora, podemos ler nos rótulos dos produtos as observações "sem gordura trans", "0% de gorduras trans" ou, simplesmente, "gordura vegetal".
Nessa última informação é que mora o perigo, já que não há precisão sobre o que é exatamente essa tal de gordura vegetal!
Ela pode ter sido substituída pela gordura interesterificada, que também causa problemas ao nosso organismo - leiam o texto e pesquisem nos links abaixo:

Gordura Interesterificada

Quase todos os produtos que antes usavam a gordura vegatal hidrogenada para dar consistência a produtos como sorvetes e biscoitos passaram a usar a gordura vegetal interesterificada em substuição aquela devido as explanações que foram feitas na mídia. Na verdade, o conhecimento e as pesquisas sobre os males das "gorduras trans" já eram bem mais antigos. Agora, com a explanação da mídia a indústria de alimentos simplesmente substituiu a hidrogenada pela interesterificada, que não é "trans" (podendo "tranquilizar" os ignorantes colocando "0% Trans" nos rótulos), mas causa tantos ou mais problemas!


Links informativos:

Stearic acid-rich interesterified fat and trans-rich fat raise the LDL/HDL ratio and plasma glucose relative to palm olein in humans

New Fat, Same Old Problem With An Added Twist? Replacement For Trans Fat Raises Blood Sugar In Humans

Fonte: Gordura Interesterificada

Em Português: Interesterificação: A indústria está substituindo as gorduras trans por gorduras interesterificadas. O que é isso? Será que agora nossa saúde não corre mais riscos?

7 comentários:

ANTONIO NAHUD disse...

Muito bom o seu blog. Parabéns!

O Falcão Maltês

Vera Falcão disse...

Obrigada, Antonio! Fui dar uma bisbilhotada no teu e gostei muito também, amo cinema... abraço!

Unknown disse...

Olá Vera, parabéns pelo blog!!
Este post sobre gordura hidrogenada ficou bastante elucidativo.

Aproveito para convidá-la a conhecer o blog paessevenboys.blogspot.com. , onde você encontrará dicas de vida saudável e boa alimentação. Passa lá para uma visita, estamos aguardando.

;)
@Paes_SevenBoys

Angélica Roz disse...

Quando a gente pensa que já viu tudo... Aff!
Obrigada pelo elogio lá no blog Vera! \o/
O seu está lá na parte de baixo, onde diz Vida Natural. :D
O que tem lido de bom por aí??
Beijos!

Vera Falcão disse...

Oi, Angélica, teu blog ficou lindo mesmo, adorei! Obrigada por me indicar lá... ainda estou enrolada nos dois volumes de Guerra dos Tronos, que calhamaços (longos, porém não enfadonhos)! E também envolvida com uma nova série, Rookie Blue, conheces? são novatos policiais de uma delegacia, muita ação e romance pra distrair a mente... rs... beijo!

Vera Falcão disse...

Pães Seven Boys: infelizmente, a troca da gordura vegetal hidrogenada pelo óleo de palma não foi boa para nós nem para o meio ambiente - isso aconteceu com a maioria dos produtos alimentícios industrializados, inclusive com os pães que vocês fabricam... Informações aqui:

http://cozinhanatureba.blogspot.com/search?q=%C3%B3leo+de+palma

VIDA disse...

PARABÉNS PELO BLOG!
MUITO BOM SABER SOBRE A GORDURA VEGETAL..UMA PENA POIS AMO USAR...
BJÃO!!