Getty Images
Quem gosta mesmo de comer carne, como os gaúchos que são viciados numa costela gorda, dificilmente vai largar esse hábito... vejo que, atualmente, a maioria dos vegetarianos e veganos são jovens ativistas. Tal luta é extremamente importante e necessária, mas percebo que ela não comove uma grande parcela das pessoas (pelo contrário, irritados, os onívoros agarram-se com mais força à picanha) e outras até pensam em tornar-se vegetarianas, mas não sabem por onde começar nem como conseguir substituir o consumo de proteína animal sem prejuízos para a saúde.
É para essa segunda parcela de pessoas, especialmente, que esse blog foi criado: para orientar aqueles que pensam ou já decidiram abraçar o vegetarianismo, seja como dieta, filosofia ou opção ética (para os animais não faz a menor diferença o que moveu essa decisão).
Muitos não podem recorrer a um nutricionista, adquirir livros ou revistas e mesmo que encontrem artigos na internet, são tantas informações que acabam por confundir a cabeça e não esclarecem. Por isso, muitos começam a alimentação vegetariana e desistem no meio do caminho, por sentirem-se sem energia ou por terem uma dieta repetitiva e sem sabor, fruto de ignorarem quantas receitas podem ser produzidas apenas com ingredientes do mundo vegetal. Além disso, por comodismo, escolhem alimentos industrializados, o que também não ajuda na manutenção da saúde.
Os links a seguir são do blog Fora do Manual, onde procurei criar um roteiro para o iniciante na alimentação saudável, com o processo transitório e a finalização ideal - creio que tal mudança deve ser feita progressivamente e com cautela, para que o organismo se adapte à nova dieta (alguns podem reagir violentamente a mudanças drásticas).
Outro link traz o planejamento de um cardápio vegetariano: muitas pessoas deixam de comer carne com facilidade, mas desistem de manter uma dieta vegetariana por um motivo aparentemente banal: não saber montar cardápios nutritivos e, ao mesmo, tempo saborosos.
Sentindo-se desvitalizados e também desmotivados, voltam aos velhos hábitos.
Logo, esse pequeno guia pretende auxiliar aos que já decidiram optar pelo vegetarianismo e estão encontrando dificuldades para escolher alimentos ou elaborar cardápios.
O terceiro link leva a um depoimento sobre mudanças, como elas aconteceram na minha vida e como podem acontecer na vida de qualquer um.
Mudando a Alimentação
Planejando um cardápio vegetariano
Mudanças
Nenhum comentário:
Postar um comentário