A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

E a gente comia assim...


Como leio muito sobre nutrição e culinária, já encontrei diversos textos interessantes sobre a origem de hábitos alimentares e acho que eles ajudam bastante a entender porque os seguimos.
Ontem comprei uma edição especial da Superinteressante chamada 73 mitos alimentares e selecionei uma historinha sobre a massa, que pretende derrubar a tese de que ela foi trazida da China para Itália.
Mamma mia, gritam os italianos, a massa é nossa!

Marco Polo trouxe a massa da China para a Itália: Essa é outra confusão macarrônica.
Na verdade, a receita de farinha e água já era difundida no Império Romano, muitos séculos antes da perambulações do famoso mercador veneziano (que viveu entre os anos 1254 e 1324) pelo Oriente.
Até o século 2, o prato de resistência dos soldados e da plebe romana era uma papa chamada pulmentum, que pode ser a origem da polenta.
"O consumo de pães, mingaus e outras variedades de massas feitas de farinha e água aparece nos hábitos alimentares de todas as civilizações da Antiguidade", diz o professor de história Henrique Carneiro.
Em algum momento perdido no tempo, um desses mingaus pode ter sido seco, cozido novamente e cortado em fios ou placas, segundo o especialista.
Há mais uma hipótese capaz de derrubar a conexão China-Marco Polo: difícilmente os chineses usariam farinha de trigo para preparar suas massas. "Na China e no Japão, o mais provável é que fossem feitas de arroz, produto agrícola abundante por lá", diz Henrique.
Levou tempo para o macarrão povoar a mesa dos europeus.
As massas só se tornaram populares no século 17.
Já o molho de tomates só foi incorporado ao prato no século 19.
"Até então o legume era considerado venenoso, por causa do seu parentesco com espécies perigosas".

Clique aqui para encontrar receitas de massas.

E clique aqui para os molhos.

Nenhum comentário: