A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Molho pesto


















Pestare quer dizer "esmagar", daí o nome desse molho.

O pesto original é feito com pinoli, que além de carí­ssimo é dificil de encontrar. Por isso, substitua por castanhas-do-pará. Não use nozes porque seu sabor acaba dominando o sabor do molho.
O correto é fazê-lo num pilão, para esmagar as folhas de manjericão, mas pode-se usar o liquidificador.

Não esquente o pesto. Sirva em temperatura ambiente.

Ingredientes
2 maços de manjericão fresco (use só as folhas)
4 dentes de alho
1 1/2 xícara de azeite de oliva
8 castanhas-do-pará descascadas ou 100 g de pinoli
40 g de queijo parmesão de qualidade
20 g de queijo pecorino (se não tiver, use o equivalente em parmesão)
sal marinho a gosto (pode não ser necessário)

Como fazer

Da forma contemporânea:

Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata.

Coloque mais azeite se achar necessário.


Da forma tradicional:

Coloque o alho e uma pitada de sal no pilão e soque até formar uma pasta grossa. É importante que o socador não amasse os ingredientes no fundo do pilão, mas faça movimentos circulares, esfregando os ingredientes contra as laterais da tigela.

Separe as folhas do manjericão dos talos, lave, seque bem e junte ao pilão, amassando-as devagar até que formem uma polpa verde intensa.

Junte os pinoli (ou as castanhas) e o queijo, esmagando e incorporando bem, e depois o azeite, pouco a pouco. Experimente e ajuste o queijo e o azeite a seu gosto.




Pinoli

Informações pinçadas do La Cucinetta


Veganos podem substituir os queijos por similares feitos com macadâmia, polvilho, mandioquinha etc.

9 comentários:

carladuc disse...

Olá Vera,

Sou leitora e até já comentei por aqui. Você tem dicas fantásticas. :)

Lendo o preparo do molho pesto, reconheci o texto. Você tirou do "La Cucinetta" não?

http://www.lacucinetta.com.br/2006/09/o-verdadeiro-molho-pesto.html

É que SE foi, eu acho que é sempre importante citar a fonte e dar o crédito. Não vejo problema nenhum em usar textos de outros sites, mas dar o crédito é importante. :)

Um abraço,

Vera Falcão disse...

Oi, Carla, você tem razão em parte: um trecho da receita retirei os dados desse blog - a forma tradicional de fazer o pesto.
Os ingredientes são os básicos que sempre usei no molho que faço, da forma contemporânea, no liquidificador (inclusive, aprendi a fazer com minha avó italiana, ainda forte e rija nos seus 97 anos). Como não reproduzi ipsis literis, não vi necessidade de colocar a fonte (você pode ver que fiz isso em algumas receitas do blog, como a da Nigella Lawson, que "copiei" integralmente).
Além disso, faço adaptações em todas as receitas que uso e coleciono, geralmente alterando ingredientes e adicionando dicas.
Mas fica valendo a indicação do blog, que por sinal é ótimo! E, sinceramente, se fiz algo que chateou ou ofendeu alguém, foi sem esse propósito, tanto que publiquei seu comentáio, não?

Abraço

Vera Falcão disse...

ops... comentário!

carladuc disse...

Oi Vera,

Sim, eu notei que foi só o modo de preparo que você reproduziu e foi inclusive o que citei no comentário.

Tive certeza desde o início que não foi nada intencional, inclusive porque sou leitora do seu site. :) E não magoou, pelo menos não a mim, de forma alguma. Não é nem essa a questão.

O que acontece é que eu valorizo muito o direito autoral de cada palavra que cada um de nós escreve e achei que era importante citar. Eu acredito que é importante inclusive mencionar a fonte mesmo quando copiamos um parágrafo, ou apenas usamos como base para algo novo, e quando é esse o caso eu sempre digo "adaptado" ou "baseado" em determinado texto, com indicação para o texto original.

Eu reconheci esse texto no caso, porque já fiz o molho pesto do La Cucinetta mais de uma vez então eu conhecia bem aquela explicação. E sim, concordo com você, o site é ótimo! Eu já preparei e reproduzi algumas receitas dela no meu site. :)

Espero não ter te ofendido ou magoado de forma alguma. Eu sempre soube que não era intensional, e quis alertar pra uma coisa que considero importantíssimo que é a questão dos direitos autorais.

Que admirável sua avó! 97 anos não é pra qualquer um! :)

Sobre as dicas que você adiciona, repito nesse comentário o que disse no primeiro, são ótimas!

Me desculpe por esse imenso comentário. :)

PS: Seu bolo de laranja com aveia (http://cozinhanatureba.blogspot.com/2008/11/bolo-de-aveia-com-laranja.html) tá na minha lista. Assim que fizer conto por aqui.

Vera Falcão disse...

Carla, não fique preocupada com o tamanho do comentário, acho legal colocarmos nossas idéias pra fora... quanto à questão de "ofender", me referia à dona do blog.
Depois de todo o nosso papo, só sei que toda vez que for fazer um molho pesto, vou lembrar de você... hehehehehe

um abraço e Feliz Natal!

carladuc disse...

Oi Vera,

Que legal! Posso dizer que também me lembrarei de voce. hehehe :)

Te desejo também um Feliz Natal e Ótimo Ano Novo! :)

Abraços,

Carol Balan disse...

Vera!! Fiquei ofendida agora!! hahahahah Fazer pesto no liquidifcador acaba com o sabor dele!!

Brincadeiras à parte, eu também aprendi a fazer com minha avó, que aprendeu com a família do meu avô que é de Gênova. O cheiro do pesto me leva direto à infância, pois minha avó fazia logo cedo e deixava a manhã toda para "tomar gosto". Chegava a hora do almoço e estavámos todos famintos, instigados pelo cheiro do pesto, que tomava conta da casa!! Ai que delícia!

Beijos

Vera Falcão disse...

Carol, fazer o pesto no liquidificador é uma ofensa aos nossos antepassados... :) mas, na pressa vai ele mesmo, apesar de que socando e amassando os ingredientes manualmente, a textura e o sabor são outros! Minha vó partiu um pouco depois de completar 100 anos, ficaram boas lembranças da nona, eu amava a massa que ela fazia, quando éramos crianças, numa mesa enorme na casa da ilha onde ela morava. Eu ajudava a espalhar a farinha e a girar a manivela da máquina... beijo!

Carol Balan disse...

Que delícia, Vera!! Que coisa linda sua avó fazer 100 anos!! Eu tento o quanto eu posso resgatar esses costumes aqui em casa, com os meninos! Minha mãe também gosta, então de vez em quando, aos domingos, ela faz macarrão. Aí o esquema é assim mesmo: um amassando, o outro passando no cilindro!! É muito bom!! Aqui em casa gosto de fazer pão e eles adoram brincar com a massar e modelar o pão pra colocar na assadeira!! Beijos!