A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Lentilha assada























Ótima opção para variar a tradicional lentilha de Ano Novo - é uma sugestão do restaurante natural La Bancarella, de Novo Hamburgo/RS.
Já testei e ficou deliciosa - como sempre, fiz algumas modificações - então, essa é uma nova versão: torna-se vegana ao eliminar o queijo parmesão e sendo ovolacto, pode-se substituir o tofu pela ricota ou outro queijo branco.
Escolhi a versão vegana e vai ser o hit da minha ceia de Ano Novo.


Ingredientes
500 g de lentilhas
350 g de tofu
100 g de tomates secos
100 g de azeitonas pretas picadas
100 g de castanhas ou nozes
100 g de cogumelos
50 g de uvas passas pretas
3 CS de queijo parmesão (opcional)
1 maço de temperos verdes (salsa e cebolinha)
2 tomates picados
1 cebola grande
sal marinho a gosto
azeite de oliva extra-virgem

Como fazer

Lave as lentilhas e coloque-as de molho em água, na noite anterior. Pela manhã, lave-as bem e despreze totalmente a água em que ficaram de molho. Cozinhe até os grãos amolecerem e salgue no final do cozimento.

Refogue a cebola e os tomates.

Adicione ao refogado os demais ingredientes, a lentilha cozida (elimine a maior parte do líquido) e misture delicadamente.

Em prato refratário, espalhe a mistura e salpique com o parmesão (se quiser). Caso não use o queijo, coloque bastante azeite de oliva, para não ressecar.

Asse em forno pré-aquecido a 200º por 35 minutos.

Depois de assado, regue com mais oliva e decore com tomates recortados e azeitonas inteiras.

Um comentário: