A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Porque salgar a comida no final do cozimento









Para quem não puder MESMO trocar as panelas de ALUMÍNIO:
devem deixar para salgar a comida só depois de cozida, porque o sal faz aumentar a migração do alumínio para a água do cozimento.

Esse também é um procedimento benéfico do ponto de vista nutricional, segundo os chineses; na culinária dos 5 elementos, é recomendado salgar apenas no final.

São duas as vantagens:

1 - do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa, o sal corresponde aos rins e como estes precisam proteger nossa energia herdada (o Qi) devemos dar especial atenção, ao preparar nosso alimento, ao cuidado com esses órgãos;

2 - durante o processo de cozimento, o sal se separa em duas substâncias: o sódio e o cloro. Então, não sentimos mais o sabor salgado. Precisaríamos acrescentar cerca de 7 vezes mais sal durante o cozimento para obter o mesmo resultado, em termos de sabor, do alimento que salgamos apenas ao final.
Agindo assim, pouparemos uma parte do esforço purificados dos nossos rins.

Logo, salgar a comida no final do cozimento só nos traz benefícios.

Nenhum comentário: