A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

domingo, 7 de dezembro de 2008

"Leite" de amêndoas




















As amêndoas fornecem cálcio, proteína, zinco e vitamina E.

Ajudam na manutenção do sistema imunológico.


Como fazer


Hidratar por 8 horas e bater no liquidificador.

A proporção é de 10 CS de sementes picadas para 4 copos de água.

Após bater, coar.


Receitas com amêndoas hidratadas


RECEITA Nº 1:

200 g de amêndoas
½ maçã sem casca
½ limão
1 dente de alho
1 pedacinho de alho poró
azeite de oliva extra-virgem
sal marinho

Hidratar as amêndoas por 8 horas, tirar a casca, colocar todos os ingredientes no liquidificador e dar o ponto com o azeite.


RECEITA Nº 2:

½ copo de amêndoas sem pele

Deixar de molho por 8 horas, tirar a água e bater no liquidificador com um pouco de água de coco (ou água pura), em quantidade suficiente para diluir totalmente as amêndoas.

Deixar por 2 dias fora da geladeira até fermentar e arear (formando bolhinhas de ar).

Para usar, tempere com azeite extra-virgem e sal marinho.

Fazer em pouca quantidade para consumir tudo de uma vez.

5 comentários:

Rosely disse...

Gentileza informar o que significa a sigla CS publicada na receita de leite de amêndoas. Obrigada, receitas bem legais!

Vera Falcão disse...

Oi, Rosely, CS é abreviatura padrão para colher de sopa - dá uma olhadinha na página principal, à direita, tem um box com as abreviaturas principais usadas nas receitas do blog.
Obrigada por gostar, abraços!

Anônimo disse...

Oi querida.. q blog maravilhoso o seu...gostei demais,iniciei uma dieta devido a artrite na qual não pode trigo, gorduras apenas azeite extravirgem,e frutose em lugar de açucar.. atraves de suas receitas descobri q posso adaptar mta coisa.. obrigada pelas dicas maravilhosas.. Abraços...

Anônimo disse...

só uma perguntinha, é bom usar água aquelas compradas nos butijoes de plástico, ou ainda aquelas seria ideal ter um filtro para depois consumir? gostaria de saber sua opinião..

Vera Falcão disse...

Oi, legal teres gostado e aproveitado as informações do blog, fico muito contente! Água mineral não é muito confiável, pelas embalagens plásticas e pelo excesso de flúor - use filtros, se não tiveres condições de comprar um mais sofisticado (apesar de que é um ótimo investimento), pode ser aquele tradicional e simples de barro com vela e coloque carvão ativado no interior + um pedaço de quartzo, que ajudam na purificação.
O ideal é o filtro com o carvão e a prata coloidal (que elimina vermes da água), veja aqui:
http://www.casadosfiltros.com.br/html/filtros_gravidade.htm
As marcas Stéfani e São João são, ambas, satisfatórias - ler bem as instruções do manual e mantê-los limpos é fundamental para ter água de qualidade.

Abraço!