A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 6 de dezembro de 2008

Dicas para fazer um bolo fofo


Primeira fase: misturar gemas de ovos caipira com a gordura e o açúcar, BATENDO BEM ESSA MISTURA.
Se não utilizar ovos, amassar bem as bananas maduras ou bater bem o gel obtido das sementes de linhaça.
Nessa fase é que devemos bater a massa com mais energia, sem "delicadeza".

Segunda fase: adicionar as farinhas ou os ingredientes em pó: cacau, maizena, araruta, canela e outros (menos o fermento), PENEIRADOS.
Diluir com o auxílio dos líquidos (sucos, leites ou água), mexendo e misturando bem, para evitar que se formem bolotas ou caroços.
A massa ainda PODE SER BATIDA.

Terceira fase: adicionar os fermentos (químico, biológico, bicarbonato de sódio), SEM BATER, misturando DELICADAMENTE.
Se usou ovos (de galinhas criadas soltas, sem hormônios, antibióticos ou sofrimento), é também a hora de adicionar levemente as claras, bem batidas em separado.

Quarta fase: uns dez minutos antes de terminar a massa, aquecer o forno, deixando-o no nível médio (180º). Depois de colocar a forma lá dentro, só abra a porta do forno quando o bolo estiver pronto, ou seja, quando terminar o prazo dado pela receita e você for verificar com o "tradicional palitinho" se está no ponto.
A forma deve ser untada com óleo no fundo e nos lados, somente até a metade (não passe óleo da metade da lateral para cima, isto é, até as beiradas).

Quinta fase: apagar o forno e deixar o bolo alguns minutos ainda lá dentro.
Retirá-lo e esperar mais alguns minutos, até que não esteja tão quente, mas também não totalmente frio.
Passe uma faca em volta da margem exterior do bolo (se a forma tiver buraco no centro, deslize a faca ali também) e vá soltando devagar, testando para evitar que quebre antes de soltar totalmente para um prato.

Mais algumas dicas testadas:

não usar ingredientes gelados (temperatura ambiente);

peneirar sempre, não tenha preguiça, o bolo fica mais fofo mesmo, com esse cuidado;

colocar maizena ou araruta na massa ajuda a deixá-la mais fofa - substitua por uma pequena quantidade de farinha da receita;

costumo comprar fermento em pacotinhos individuais, um para cada receita, para ter certeza de que está válido, pois muitas vezes, ao abrir a latinha e guardar o restante por muito tempo, acabamos diminuindo o seu efeito (a não ser que você use todo o conteúdo rapidamente);

evitar correntes de ar na cozinha, deixando janelas ou portas fechadas; às vezes, um golpe de ar pode destruir todo o trabalho que tivemos para fazer o bolo crescer;

e não abrir MESMO o forno na metade do processo, não há santo ou reza que faça o coitado desenvolver-se... Se por um motivo imprevisível, algo tenebroso acontecer e você for obrigada a abrir o forno, NÃO O FAÇA ANTES DE 30 MINUTOS DE ASSADO.


Curiosidade
: o fermento contém bicarbonato de sódio. Este reagente, quando aquecido, produz o gás dióxido de carbono. O gás, ao tentar escapar da massa, a faz crescer tornando o bolo fofo.

20 comentários:

Anônimo disse...

Oi Vera!Li suas dicas sobre deixar o bolo mais fofo e vi que indicou que não untasse a forma até as bordas.Eu queria saber o motivo.

Abraços,Claudia.

Vera Falcão disse...

Oi, Claudia:
O bolo murcha se você untar a forma inteira - ele cresce e como as beiradas estão lisas, não "seguram".
Sem untar as bordas, ele cresce e "gruda", por isso não murcha.
Que explicação "científica", não? hahahahahahaha
Mas é isso aí mesmo... funciona!

abraço

Anônimo disse...

Adorei saber disso!
Muito boa a explicação mesmo!rsrsrsrs

Abraços e obrigada!

Xhay disse...

Vera querida, vc nem imagina que satisfação estou te escrevendo, e olha só o que aconteceu comigo há mais ou menos um ano, estava procurando um hotel em Ilha Bela, e quando entrava no site olhava bem a parte do café da manhã, e até que vi um bolo feito na forma de buraco, e em cima ele abre, enfim, eu queria entrar em contato com o Hotel para que eles me ensinar a fazer esse bolo, que eu fiquei morrendo de vontade, vc nem pode imaginar, só que eu tinha visto tantos, e os que eu mais gostei dava um paint, mas esqueci justamente de colocar o nome do Hotel desse maravilhoso bolo, enfim, até esse exato momento estava a procura, pois acabei de entrar na net para procurar, imagina só a minha vontade Vera, e é um bolo tão simples né, só que eu tentei várias vezes, mas em cima ele sempre ficava liso, e por sorte, te achei....nem acredito.....iupiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!Vera, por favor querida me ensina a receita desse bolo que está aí na foto, é igual ao que eu vi...sabe nem acredito.....foi por Deus mesmo eu te achar....ah!!!e temos algo em comum, estava lendo sobre vc, e é cantora né, e eu compositora, inclusive tenho uma música que saiu agora com a dupla Maurício e Marcelo, quem sabe iremos trocar muitas idéias né Vera....um beijão, e não deixze de me ensinar não tá!!!!!!

Vera Falcão disse...

Xhay, para o bolo crescer bastante e ficar bem fofo como na foto, você precisa seguir as dicas do tópico, mas principalmente:
* não deixar a massa muito líquida, tem que ter consistência;
* bater bem as claras, quase em ponto de neve;
* usar o truque de não untar a forma até as bordas;
* usar fermento novo;
* colocar a massa um pouco acima da metade da forma, pois assim ela vai transbordar e "rachar", com a aparência que vc deseja;
* e muita atenção na hora de retirar, pois se não tiver cuidado, o bolo murcha e perde o aspecto exuberante!
espero que dê certo, me conte depois, um abraço.

Xhay disse...

Olá Vera, obrigada pela resposta, me não tem como vc me enviar a receita do bolo com as medidas exatas para que eu possa acertar e ele rachar.

Um abraço

Vera Falcão disse...

Xhay, a receita é básica (farinha, ovos, óleo, líquido, açúcar e fermento), acrescentando-se outros itens, conforme o tipo de bolo que queremos fazer. As dicas também têm que ser seguidas, para obter o resutado final. Muita gente não aquece o forno antes de por o bolo, por exemplo, e esse procedimento é muito importante para o bom crescimento da massa.
E também, bolos muito opulentos e deslumbrantes, usam na receita GVH, gordura vegetal hidrogenada, que deixa um aspecto lindo mas é um veneno para a saúde - entope suas artérias, literalmente!
Enfim: fiz um bolo fofo e bem crocante e vou por a receita com fotos num novo post.
Sobre a minha parte cantora: estou escrevendo um blog sobre a minha carreira e outras coisas relacionadas com a música, mas estou apenas no começo, lá pelos anos 70, se quiseres olhar: www.compartitura.blogspot.com

um abraço

Vânia Ma'iitsoh disse...

Ah Vera, só você mesma para me fazer lembrar do bolo da mãe, da avó e das tias. Realmente são esses, os passos de se fazer um bolo bem fofo! Viajei no tempo, rs. Já fiz muito bolo no liquidificador (a pressa dos tempos modernos), mas esse bolo feito com calma e afeto, sempre deu e dará certo, além de ficar muito gostoso.

Vera Falcão disse...

Bolo fofinho, uma xícara de chá, uma boa conversa - ai, que bom!
Mas não dá pra exagerar, né?

Anônimo disse...

Oi Vera gostei de suas dicas!Gostaria de saber se vc tem uma receita das que os confeiteiros escrevem nomes nos bolos usando chocolate.
estou aguardando,um abraço!Gil

Vera Falcão disse...

Olá, Gil! Já fiz assim: derreter chocolate meio amargo em banho-maria, esperar que fique morno e acrescentar manteiga aos poucos, batendo até que crie uma consistência pastosa - deixar alguns minutos na geladeira, bater novamente e colocar no saquinho especial para decorar ou num de plático comum mesmo, basta fazer um furimho e ter boa mão para desenhar!

Anônimo disse...

Oi Vera,
O meu bolo sempre murcha. O que será que faço errado. Não abro antes das hora,de uns tempos prá cá, ele murcha direto. O que será?
me ajude.
bjs e obrigada.

Janete Fontinelle

Vera Falcão disse...

Janete, vc seguiu todas as indicações que relacionei no post? É importante cuidar desde a qualidade dos ingredientes (por exemplo, a qualidade do fermento é importantíssima) até as correntes de ar que possam existir na cozinha. Leia novamente e siga todos os passos, garanto que teu bolo vai ficar fofíssimo! Bjs

Anônimo disse...

quando eu faco bolo eu faco desse jeito que voce ensinou so que de um tempo pra ca ele esta ficando escaldado por que voce sabe ja troquei de farinha nao coloco nada gelado e ainda sim o bolo fica escaldado .um abraco

Vera Falcão disse...

Oi, anônimo, desculpe, mas não entendi o que seria "escaldado"... significa que o bolo não cresceu, ficou pesado? Me diga, que posso te passar alguma solução, abraço!

Anônimo disse...

Oi,
Olha estou realmente frustada, pois antes eu fazia bolos e tortas fantásticas,
eles cresciam e ficavam enormes, lindo, e bem fofos(modéstia a parte, rsrsrs ). Eu os levava para o trabalho e todos elogiavam muito!
Mas de uns tempos pra cá sempre que faço um bolo ou torta ou ele fica "solado" ou murcha depois de assado, estou insegura e começando a perder a vontade de fazer.
Ja estou até achando que esqueci como se faz ou que não sei mais, sei lá! E faço tudo como antes.
Não sei o que está acontecendo.
Alguém pode me ajudar ???!!!!

Manuela.

Vera Falcão disse...

Manuela, seguindo as dicas do post, dificilmente, vais errar. Elas abrangem todos os passos corretos para fazer um bolo bem fofinho... há varias coisas que podem estar acontecendo para a falta de sucesso, como a qualidade dos ingredientes, principalmente o fermento e até o funcionamento do forno, que pode estar com algum problema, vazamento, assando rápido ou devagar demais, quem sabe tu chamas um profissional para dar uma olhada nele? Beijo e espero que voltes a fazer fama com os teus bolos e tortas fantásticos!

Jamile disse...

oi vera boa noite ! eu queria saber se bate a clara e as gemas todas juntas,meu bolo sempre sola quando bato no liquidificador

Vera Falcão disse...

Olá, Jamile! Não costumo fazer bolos no liquidificador, faço manualmente, misturando aos poucos os ingredientes, sempre na mesma ordem.
Quando uso ovos, as gemas são batidas no início, com o açúcar e o óleo, criando um creme. As claras são colocadas no final, é o último ingrediente que vai na massa, batidas e adicionadas levemente (depois que colocamos o fermento, a massa não pode ser mexida com força). Então, quando usamos o liquidificador, não dá pra fazermos todas essas sutilezas com a massa, o passo a passo que, certamente, vai fazer um bolo bem fofo!

Humberto disse...

Ola Vera! entrei no seu blog acidentalmente, mas o conteudo me deixou curioso. E que de vez em quando tento fazer um bolo para relembrar o tempo de crianca quando ajudava a minha mae a fazer um bolo, naquela epoca o bolo saia perfeito. Mas agora raramente acerto o ponto. Vou seguir as suas dicas. Obrigado por compartilhar os seus conhecimentos.