A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Arroz com cogumelos e nozes








Essa receita foi solicitada por uma amiga querida, que só vi pessoalmente uma vez na "vida real", mas por quem tenho um especial afeto, nem sei definir porque, talvez porque nós gostemos muito de uma mesma pessoa, mas acho que vai além disso, é uma coisa sem explicação... rs. Cátia, aí vai tua receita, agora apresentada com pompa e circunstância e uma dica adicional... beijos!

Ingredientes
2 CS de manteiga (ou óleo)
1 cebola pequena ralada
1 xícara de salsão picado (só a parte branca)
2 xícaras de arroz cru, lavado e escorrido
1 xícara de nozes picadas
1 xícara de cogumelos fatiados
+/- 5 xícaras de água fervente
2 CS de salsa e cebolinha picadas
sal marinho a gosto.

Como fazer

Aqueça a manteiga ou óleo e refogue a cebola.

Junte o salsão e refogue mais um pouco.

Coloque o arroz e refogue bem.

Adicione as nozes, os cogumelos, a água e o sal. Misture e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que esteja macio, mas firme.

Retire do fogo e acrescente os verdes.

Outra opção: hidratar as nozes (8 a 12 horas - desprezar a água), triturá-las e colocá-las só no finalzinho do cozimento, misturando-as com os outros ingredientes, desligando o fogo e mantendo a panela fechada, abafando o arroz. Se quiser, pode-se enrolar a panela com jornais e só abrir na hora de servir e adicionar os verdes, bem fresquinhos!

2 comentários:

Cátia Dillenburg disse...

*** vou fazer esta receita, para ceia de natal, depois conto o resultado...

Vera Falcão disse...

espero que seja um sucesso... bjs