A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

terça-feira, 30 de junho de 2015

Festas juninas vegetarianas



Mês de junho despedindo-se, com frio e chuva, coisas típicas de inverno. Típicas também são as festas juninas, que lembram Santo Antônio, São João e São Pedro. Não sou católica, mas fui criada nessa religião, então tenho fortes lembranças destas festas na minha infância. Respeito quem "acredita" em santidade, para mim foram pessoas muito esforçadas que trabalharam para sua evolução e por isso destacaram-se.
Mas, enfim, quero mesmo é falar sobre os comes e bebes destas festas, que são deliciosos!
Não fui a nenhum evento, mas comemorei em casa, no aconchego do lar. 

O QUENTÃO - É o clássico - festa junina sem ele não existe!
Minha receita: 500 ml de suco de uva, 500 ml de água filtrada, 1 copo shot de boa cachaça (usei a Ypióca orgânica), fatias de gengibre, canela em pau, cravo-da-índia e açúcar mascavo.
Colocar tudo a ferver em fogo baixo, menos a pinga, que é adicionada na finalização.
Abafar e tomar quente, é claro!



O PINHÃO - Outro clássico do nosso inverno, basta cozinhar, salgar e aproveitar! Para quem desejar uma receita mais elaborada com ele, experimente a receita abaixo:
Lasanha de pinhões e abobrinha

OS COMES DIVERSOS: As imagens mostram as comidas que considero essenciais numa festa junina - só faltou o milho verde, infelizmente. Mas a ausência foi compensada pelo bolo de milho com leite de coco.

Pinhão, batata-doce, abóbora e aipim (mandioca, né, Dilma, essencial na mesa do brasileiro!)


Inhame, gostoso e depurativo, temperado apenas com sal, azeite de oliva e salsa.


Bolo de milho com leite de coco - Fácil de fazer: duas xícaras de farinha de milho fina orgânica, uma xícara de açúcar mascavo, uma xícara de leite de coco, uma CS de fermento, 2 ovos ou a sua substituição veg (usei duas CS de gel de linhaça), 4 CS bem cheias de óleo vegetal. Misturar nessa ordem: açúcar, gel, óleo, farinha, leite e fermento (depois que adiciona o fermento, não bate mais a massa, só mistura levemente). Forno preaquecido, médio (200°), 40 minutos.
E pra dar um up, coloquei geléia de goiaba por cima, mais o molho apimentado Chipotle e Goiaba (DE CABRÓN Chillis).
Picância junina!


Nenhum comentário: