A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

domingo, 5 de junho de 2011

Preservação do Meio Ambiente: como colaborar na cozinha

                                                                                        (Casa e Jardim)

Hoje, 5 de junho,comemora-se mais um Dia Mundial do Meio Ambiente - não vejo muito a ser "comemorado" pois uma grande fatia da população ainda não se deu conta do estado lamentável que se encontra nosso planeta e muito menos de que somos nós, humanos, os principais responsáveis pela bagunça, deterioração, exploração desenfreada e até pela crescente ameaça de extinção de muitas das nossas riquezas, como a água potável.

Mas, seguindo a visão de que nunca devemos desistir de tentar mudar situações negativas e revertê-las, agindo e estimulando que outros também ajam de forma positiva, vamos listar atitudes que podem ser tomadas com relação à cozinha, o lugar privilegiado que esse blog reverencia:

* a limpeza pode ser feita com produtos de fabricação caseira e o ideal é usar o menor número deles - é possível lavar a louça e faxinar fogão, pia, armários, azulejos etc usando apenas um pano, sabão ecológico, o mínimo de detergente biodegradável e álcool. Para receitas e maiores detalhes, vejam o post A faxineira ecológica.

* economizar ao máximo a água que sai da torneira - nunca deixá-la aberta por muito tempo, ensaboar a louça, em primeiro lugar, numa bacia e depois enxaguar sob a torneira. A água potável é um bem precioso!

* comprar alimentos orgânicos, pois além de manter a saúde de quem os consome, aumenta a demanda e colabora para que, um dia, os agrotóxicos sejam eliminados da agricultura. Quando não houver mais consumidores interessados em comprar comida envenenada, obviamente, ela não terá motivos para ser produzida...

* manter a geladeira e o fogão limpos e em bom estado, pois assim eles funcionarão perfeitamente, consumindo menos gás e energia elétrica (essa recomendação também serve para outros aparelhos utilizados na cozinha, como liquidificador, processador etc).
Cozinhar com as panelas semi ou totalmente tampadas e com fogo baixo também ajuda a economizar combustível.

* aproveitar todas as partes dos vegetais, como talos, raízes, flores, saindo do lugar comum - por exemplo, além de consumir as raízes das cenouras, o que é comum, utilize também a rama delas, que, inclusive, possui mais nutrientes do que a raiz.

* procurar comprar alimentos da estação e que foram produzidos na sua região ou próximos a ela - isso economiza no transporte e também estimula a economia local, além de que vegetais "forçados" a brotar fora de época custam mais caro e não têm o mesmo sabor daqueles que seguem as regras da Natureza no seu plantio e colheita.

* separe o lixo orgânico e o não-perecível - se houver possibilidade, faça compostagem com o orgânico - a reciclagem tem que tornar-se um hábito que veio para ficar!

* abandone o consumo da carne - além do sofrimento do animal que morre para ir à mesa, a pecuária causa prejuízos ao ambiente, como o desmatamento para criar áreas para manter o gado.
Não esquecer que esse desmatamento também ocorre para abrir espaço para plantações, principalmente, de soja, que entra na formulação das rações para alimentar o gado e também como prato principal na dieta da maioria dos vegetarianos.

* o leite e os ovos que são produzidos pelos animais também são colhidos de forma cruel - as galinhas são confinadas em espaços reduzidos e nem sabem mais o que é ciscar a terra e as vacas fornecem seu leite pela ação de máquinas que as sugam sem piedade. Mas ainda existem pequenos produtores que estimam seus animais e os tratam com dignidade - pesquise com atenção, antes de comprar ovos ou laticínios.

* plante ervas e temperos em vasinhos nas janelas ou num canto da pia, faça seus próprios brotos e germinados, coloque sua marca nas refeições que produz e muito amor, pois a comida feita sem emoção não alimenta a alma e pode causar danos ao corpo!

Nenhum comentário: