A parte do gengibre que usamos na culinária e como medicamento não é uma raiz nem um tubérculo, mas um rizoma (caule duro, grosso e subterrâneo), como podemos observar na gravura.
O chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriados e problemas na garganta, por sua ação antisséptica e bactericida; por isso, também o destacamos como poderoso auxiliar na prevenção e cura das doenças trazidas pelo frio do inverno.
Compressas quentes de gengibre diminuem a congestão nasal, sendo perfeitas para aliviar a dor causada pela sinusite.
Mas antes do estrago feito, melhor utilizá-lo na alimentação como preventivo e estimulante.
Um pedacinho cru de gengibre pode ser adicionado ao suco verde; seu sumo é ideal para temperar molhos que não vão ao fogo.
É possível imaginar beber um quentão que não tenha gengibre como ingrediente?
Ele perfuma biscoitos, bolos e pães. além de sopas e cozidos.
Sopa de Batata-doce com Gengibre
Ingredientes
uma CS de manteiga orgânica (ou azeite de oliva)
a parte branca de 2 alhos-poró, cortados verticalmente em fatias finas
uma cc de gengibre fresco picado
1/2 cc de gengibre desidratado
3 xícaras de batatas-doces (ou inhames) descascadas e cortadas em pedaços (cerca de 400 g)
3 1/2 xícaras de água
uma cc de sal marinho
3/4 de xícara de leite de aveia
noz moscada e pimenta branca a gosto
Como fazer
Derreta a manteiga ou aqueça o azeite numa panela de sopa em fogo baixo. Acrescente o alho-poró e misture, agregando um pouco de água se começarem a secar, até que fiquem macios. Junte o gengibre fresco e cozinhe por mais ou menos um minuto.
Acrescente as batatas-doces, a água e o sal, aumentando o fogo e levando à fervura. Reduza o fogo, cubra parcialmente a panela e cozinhe por 20 a 30 minutos até que as batatas estejam no ponto.
Bata a sopa num processador (ou liquidificador). Ponha de volta numa panela e jogue o leite de aveia dentro. Tempere a gosto com a noz moscada, a pimenta branca, o gengibre desidratado e o sal. Reaqueça até que comece a ferver, retire do fogo e sirva. Se quiser, guarneça cada tigela de sopa com cebolinha crua picada, uma colher de iogurte natural ou creme de leite vegetal.
Serve 4 porções.
Obs.: É possível também servir a sopa gelada, mas com esse frio, quem vai querer experimentar agora essa opção?
Aproveitem para utilizar as dicas do post Fortalecendo a energia vital no inverno.
Haja energia pra segurar todo esse frio! Brrrrr...
A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!
Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!
Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
Coisa boa ler seus posts, Vera!
Também amamos gengibre, que começa na nossa vida no suco verde às 6:20 da matina e encerra suas atividades num chazinho de gengibre com qualquer fruta cítrica, na parte da tarde. Ontem, por exemplo, rolou um chá de abacaxi e gengibre, fica bom quentinho e gelado também.
Beijo Grande, Luz e Harmonia
Oi, Rashmi, bom te ver por aqui, adoro ler teus comentários - o gengibre dá vida a qualquer receita, beijo!
Verdade Vera, nesse frio ninguém quer a opção gelada! Ainda tô aqui sofrendo com as paredes molhadas e o chão gelado, antes andava só descalça, agora perdi esse luxo! Adorei os novos adereços do blog: o coração pulando e o nariz do palhaçO!
Abraço caloroso!
Obrigada, amiga, estou sempre procurando uma coisinha aqui e ali pra dar uma repaginada no blog... em que Estado tu moras, Sara? Aqui no RS está fazendo muito frio MESMO, além da umidade - estamos tendo um inverno muito rigoroso, não dá vontade de colocar nem a ponta do nariz pra fora de casa... rs
Vera, adoro gengibre!!!
Sem dúvida, ele aquece, tempera e perfuma os mais variados pratos. Outro dia fiz cristais de gengibre...é ótimo! A receita da sopa que você postou é um verdadeiro convite a prepará-la, nesses dias muito frios que estamos vivendo. Gostei do toque do leite de aveia...a sopa provavelmente fica bem cremosa.
Boa semana, amiga!
Vânia, fica deliciosa, seja com a batata-doce ou com o inhame; uma ótima semana pra ti também, beijos!
Muito boa tua dica, Vera! Aqui sempre tomamos chá de gengibre, além dele estar presente em quase todos os pratos e sucos que fazemos. Eu tbm estou sempre comendo ele puro mesmo. Gengibre é muito bom! Parabéns pelo blog! Bjs
Oi, Antonio, que bom teres esse hábito! Fiquei feliz com a tua visita e espero que voltes outras vezes, abração!
Oi Vera, tudo bem?
adorei o seu blog, vou visitar sempre!
Beijos
Camila, fiquei feliz ao ler tuas palavras, volte sempre, beijo!
PÔ VERINHA E EU FAZENDO QUENTÃO TODAS AS NOITES E NÃO SABIA QUE SE COLOCAVA GENGIBRE.MAS SERÁ QUE NÃO VAI TIRAR O SONO?
Oi, querida! O quentão, por si só, já é uma bebida estimulante, não? Tem o vinho, o cravo, a canela, o açúcar... Se colocares um pedacinho, creio que não vá interferir no sono, mas, preferencialmente, tome horas antes de ir pra cama.
Beijos!
Postar um comentário