A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Amanhã é dia de comer muita pizza!


Dia 10 de julho foi instituído Dia da Pizza, que aqui no Brasil foi criado em 1985, quando em um festival gastronômico (1º Festival da Pizza da Cidade de São Paulo) foram eleitas as 10 melhores receitas desse prato. No encerramento do evento, a data foi oficializada.

A pizza tem origem italiana: "o copyright pode ser italiano, mas a receita do disco de massa assada no forno a lenha, com cobertura a gosto, é muito antiga.
As misturas de farinha e água são alimentos básicos de vários povos desde os primórdios da civilização; alguns estudiosos acreditam que foram os egípcios, há mais de 5 mil anos, os primeiros a fazer massa com farinha e água. Outra ala defende serem os gregos os pais da matéria, mas babilônios, fenícios e hebreus já tinham o costume de assar massas em fornos rústicos.
Descobrir quando a coisa ficou redonda e recheada é outro desafio histórico. Os hebreus consumiam o piscea, um tipo de pão parecido com o pitta, árabe.
Pitta, piscea, pizza...
Segundo alguns linguistas, pode ter sido um pulo, mesmo que de muitos séculos.
Como os italianos se apropiaram da ideia?
Provavelmente a emprestaram dos turcos otomanos que, ainda na Idade Média, comiam uma massa coberta de carne e cebola (alguém reconheceu a esfiha?).
Por causa das Cruzadas, o costume entrou na Itália via porto de Nápoles - cidade que levou a fama de berço da pizza.
O disco de massa com cobertura começou a ser vendido na rua por ambulantes e caiu no gosto do povão." (Superinteressante/Edição Especial 73 mitos alimentares)

Mais curiosidades:
A primeira pizzaria de que se tem notícia ficava em Nápoles e teria sido fundada em 1830.

Um dos tipos mais tradicionais, a Marguerita, é preparada com molho de tomate, mussarela e manjericão, tendo recebido esse nome em homenagem à rainha italiana Margherita de Sabóia. A receita foi criada pelo pizzaiolo Dom Raffaelo Esposito, em 1889.

Io non so un pizzaiolo nem uma mamma italiana, mas tenho a minha receita de pizza, vegetariana, é claro, de brócolis e tofu!



Duas receitas diferentes: pizza de polenta e pizza de melancia.

As duas próximas dicas vão para quem mora em Porto Alegre: experimentar as deliciosas pizzas do Govinda, restaurante indiano que fica na José Bonifácio, 605, fone (51) 3332-1704; além de comer no local, podem ser feitos pedidos pela teleentrega, de quinta a sábado a partir das 19 horas: pizza vegetariana/vegana em restaurante indiano.


Outra pizza incrível é a do Restaurante Natural Flor de Maçã, localizado na Av. Independência, 891, fone (51) 3311-7275; para comer as delícias vegetarianas ou veganas, só através da teleentrega, das 18:30 às 23:00. Vale dizer que o Flor de Maçã inaugurou a primeira pizzaria totalmente vegetariana da cidade, em maio de 2007.



A propaganda é gratuita, já consumi os produtos de ambos os restaurantes e foram aprovados com louvor!

Buon appetito!

3 comentários:

Juliana disse...

Oi Vera! Achei teu blog em uma busca por blogueiras(os) de Porto Alegre que curtem culinária e gastronomia. Adorei teu blog, bastante coisa legal, depois volto sem pressa... Além de conterrâneas, de cara já vi que temos mais uma coisa em comum: a paixão por gatos! Beijos, Ju

Juliana disse...

Oi Vera! Não lembro aonde comprei o mix de pimentas mas provavelmente foi em algum Zaffari - vou ficar de olho quando for fazer compras, se eu achar te aviso.
Assino em baixo tuas sugestões de restaurante, gosto de ambos - sou fã da culinária vegetariana. Quem sabe um dia também consigo abandonar de vez a carne... Já tentei, mas por enquanto ainda não rolou. Beijos, Ju

Vera Falcão disse...

Juliana, as mudanças têm que ser feitas progressivamente, aos poucos, "sem pressa", como vc gosta... rs
Escrevi alguma coisa sobre isso nesse post:
http://cozinhanatureba.blogspot.com/2010/03/atencao-com-as-mudancas.html
Vou aguardar tua lembrança, então.
Beijos e amei teus gatos, principalmente a moça fofinha...