A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

É sopa!

"Os primeiros ventos do inverno confirmam: é tempo de tirar o cachecol do armário e preparar uma boa sopa para aquecer a alma."

O inverno está castigando o Sul esse ano e não conheço nada melhor para esquentar e revigorar no inverno do que uma sopa, quentinha, cremosa e aconchegante, com legumes, grãos, folhas, especiarias, enfim, perfeitas para trazer calor ao corpo e ao coração!

Mas nada de sopas instantâneas, em pacotinhos cheios de conservantes e glutamato monossódico! Abaixo a preguiça e mexa-se, vá para o fogão! Exercício também é necessário no inverno e não apenas quando o verão pede para reduzir as medidas e entrar naquele biquíni do ano passado... rs




Sopa de feijão


Ingredientes


2 1/2 xícara de feijão carioquinha cozido
1 xícara de macarrãozinho (se encontrar o colorido, feito com vegetais, melhor)
1 cebola pequena
1 talo de salsão
2 CS de azeite de oliva extravirgem
1 folha de louro
1/2 litro de água
sal marinho, pimenta-do-reino
salsa e cebolinha picados


Como fazer


Cozinhar o macarrão al dente, em água fervente com um pouquinho de sal e óleo; escorrer e reservar.

Bater no processador a cebola e o salsão (caso não tenha esse eletrodoméstico, use o liquidificador).

Levar ao fogo uma panela com a água, o azeite e a folha de louro. Quando ferver, acrescentar o feijão e os legumes processados.

Cozinhar por 15 minutos em fogo médio, temperando com o sal e a pimenta; retirar o louro e bater o restante no liquidificador, até obter um creme.

Colocar esse creme na panela, acrescentando o macarrão reservado e deixando levantar fervura.

Servir o conteúdo numa sopeira e distribuir os verdes picados, generosamente, sobre ele, regando com um fio de azeite de oliva.

Crianças, geralmente, adoram essa sopa - por isso, se fizer com macarrão de letrinhas, será ainda mais fácil seduzi-las a experimentar!

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Vera! Olha eu aqui de novo fuçando nas suas receitas. Gostaria de uma explicação sua a respeito do Chapati de farinha de arroz: não entendi o procedimento de colocar uma colher de pau gde no centro da massa. De que jeito, se depois tem que tampar a panela pra cozinhar a massa?
Achei interessante porque se parece com pão sírio (pelo menos o da foto). Estou com bastante farinha de arroz em casa e quero usa-la antes que estrague. Tb faço pães sem gluten e quero testar outras receitas.Obrigada desde já.
Bj
Adriene

Anônimo disse...

Vera, meu e-mail é:
nutrene@uol.com.br
Se quiser responder por lá, fique a vontade.
Adriene

Vera Falcão disse...

Oi, Adriene, achei melhor adicionar comentários lá no tópico da receita, pq se mais pessoas tiverem dúvidas a respeito, também poderão aproveitá-los.

bjs

Vera Falcão disse...

E como vc disse estar com bastante farinha de arroz, selecionei outra receita indiana feita com ela - PUTTU - bolos de arroz feitos no vapor(no próximo post). A macrô tem um pão de farinha de arroz feito de maneira muito semelhante.

Carla disse...

Oi Vera... olha, adoro esta cozinha... Só não dá pra passar aqui com fome!!! Ah, e eu não tenho feijão numa hora destas!!! :o((

Vera Falcão disse...

Oi, Carla! E no frio, bate uma fome... por isso adoro sopas, elas alimentam, são saudáveis e, claro, gostosas!
bjs