A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 30 de maio de 2009

"Leite" de arroz


DE ARROZ INTEGRAL

Fonte de proteína, vitamina B 1 e niacina

RECEITA Nº 1:

Duas CS de arroz por pessoa (a metade para crianças).
Lave os grãos e deixe de molho por 12 horas.
Lave bem e enxague.
Acrescente o dobro de água e cozinhe em temperatura amena, que dê para colocar a mão.
Desligue o fogo e deixe o arroz abafado por meia hora.
Bata no liquidificador e coe.

RECEITA Nº 2:

1 xícara de arroz cru lavado
2 xícaras de água
Deixar de molho por 4 horas; enxaguar, adicionar água e bater por 2 minutos no liquidificador.

O arroz branco não serve para fazer PVL, pois é polido e perdeu sua energia, enfim, a VIDA - contém amido e dizem, muito talco, que o deixa bem branquinho...

15 comentários:

Borborella disse...

Na receita de leite de arroz 1 por quanto tempo fica cozinhando?
bjss e parabéns pelo blog
aleglacerda@netuno.com.br

Vera Falcão disse...

Borborella: em panela de ferro, fogo baixo, uns 40 minutos.
Obrigada, te espero em novas visitas!

Anônimo disse...

Olá. Na receita dois, deixo o arroz de molho nas 2 xicaras de agua? depois de enxaguar, coloco mais duas xicaras de agua para aquele arroz? não ficará grosso demais? Abraço. Rosane

Vera Falcão disse...

Oi, Rosane! Quando vc enxaguar os grãos que ficaram de molho, eles estarão um pouco amolecidos, pq o arroz integral é mais consistente do que o polido (se fosse esse, certamente, viraria uma papa). Bata no liquidificador com 2 xícaras de água e se achar que está muito grosso, poderá adicionar mais água, a seu gosto. Experimente adicionar leite ou água de coco, fica muito bom!

Abraço!

Unknown disse...

Oi querida, estou fazendo curso de culinária, estou descobrindo uma paixão nova. Quando souberes algum curso de alimentação natural, gratuito de preferência...um grande abraço!!
Karina

Lu disse...

Oi Vera,
na receita 1 o arroz fica 12h de molho e ainda cozinha, na receita 2, fica só 4 h e bate cru, como pode? Estou interessada em receitas de alimentos crus, pois sou vegan, mas acabo de descobrir esta vertente e estou bastante curiosa. Parebéns pelo seu site!!

Vera Falcão disse...

Oi, Lu! Essas receitas estão na tag "Leites vegetais", portanto não são somente receitas cruas. A primeira segue mais a linha macrobiótica, que cozinha muito os grãos e a segunda, segue a linha dos crus. São duas opções e cada um escolhe a que mais lhe convém ou dá mais prazer.
Procure a tag "Comida crua", ali só existem receitas com alimentos crus.
Obrigada pela visita, abraço!

Verônica disse...

Olá Vera,
To chegando agora, adoreii seu blog está de parabéns, uma pergunta, posso preparar uma quantidade do leite e guaradr na geladeira? Tipo umas 4 porções?

beijos

Vera Falcão disse...

Oi, Verônica, legal teres gostado do blog! Podes guardar por no máximo dois dias, quanto mais frescos os leites vegetais, melhor!

Patricia Magalhães de Lima disse...

Oi Vera,

Que bom achar seu blog!! Na receita 2, posso usar esse leite para culinária ou somente para beber?? Outra coisa: em quanto tempo pode ser consumido??

Desde já, obrigada,
Patricia

Vera Falcão disse...

Oi, Patrícia! O leite de arroz cru pode ser bebido (puro ou em vitaminas com frutas) e também utilizado na culinária. O ideal é consumi-lo em 48 horas, guardando na geladeira.

Ivonilde disse...

Oi,Vera! estou amando seu blog.Tenho 1 filho de 5 anos que é alergico a leite e ovos e uma nenêm de 1 e 8 mêses que esta manifestando sintomas de alergia. Ela fez exame q ficará pronto dia 10 de janeiro agora, mas pela a idade a Dra. disse q só será positivo se o nivel estiver alto. quero dar leite caseiro pra eles mas temo que eles acabem ficando com cariência de cálcio. Como enrriquecer o leite com cálcio e qual a quantidade diaria? Ha, Meu filho estava em risco de alergia a glútem também, abaixou um pouco, mas ainda não esta zerado, então por isso não dou mais leite de aveia.Abraços e parabéns!

Vera Falcão disse...

Impressionante como as crianças (e também os adultos) estão manifestando alergias e intolerância a alimentos... esse seria um dos problemas que poderiam surgir com o avanço da transgenia na agricultura. Enfim, busque os orgânicos, sempre que puder! O leite veg que contém mais cálcio é o de gergelim (mais que o da vaca), pode ser misturado a outros para diminuir seu sabor acentuado, procure o tópico sobre ele no índice dos leites vegetais. E veja o tópico sobre fontes de cálcio, há muitas delas além dos laticínios, também aponta as necessidades diárias. Saborize os leites, com baunilha, mascavo, frutas, especiarias, use a criatividade para não deixá-los enjoar. Qualquer dúvida, escreva novamente, obrigada por gostar do blog, abraço!

Fabi Abdala disse...

Oi Boa noite.
Na receita 1, vc menciona 2 CS de arroz(imagino ser colher de sopa) primeiro deixar de molho por 12 horas e depois cozinhar com o dobro de água.
Fiquei em dúvida se é o dobro de água em relação a dosagem inicial (sendo assim seriam 4 colheres de água) ou dobro de água em relação a quantidade de arroz depois do molho (sendo que eles incham na água após o molho)...
A receita fala em deixar cozinhar em temperatura amena (que dê para colocar a mão), e nos comentários falou-se em deixar cozinhar por 40min.. fiquei confusa...
Aguardo resposta, obrigada

Vera Falcão disse...

Oi, Fabi, bom dia!
Respondendo às tuas dúvidas:

1) 2 CS de arroz - sim, CS são colheres de sopa, se olhares uma coluna à direita, na págima frontal do blog, encontrarás uma tabela que explica as abreviaturas mais usadas em receitas culinárias;

2) São DUAS receitas, DUAS formas diferentes de fazer o leite, pra quem gosta mais da alimentação crua (2) e pra quem aprecia mais a cozida (1);

3) Na primeira: vais deixar o arroz de molho por 12 horas, naturalmente, ele irá "inchar". Aí, tu colocas os grãos assim obtidos num recipiente e sobre eles, o dobro dessa quantidade, de água. Cozinhar numa temperatura amena, onde pode-se colocar a mão é possível, basta usar o fogo baixo - falei 40 minutos nos comentários pq faço uma quantidade grande de leite; obviamente, se a pessoa vai fazer uma quantidade menor, o tempo vai ser menor, caso contrário a água irá evaporar toalmente;

4) Na segunda: deixar o arroz de molho por menos tempo e adicionar duas xícaras de água aos grãos, batendo no liquidificador, sem cozimento.

Se restou alguma dúvida, pergunte novamente, responderei com o maior prazer, abraço!