A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Feng Shui na cozinha 2

O Deus da Cozinha: os Olhos e Ouvidos do Céu



Não é por acaso que o deus chinês encarregado de todas as questões relativas ao lar tenha como sede a COZINHA, o CORAÇÃO DA CASA.
Na verdade, o Deus Da Cozinha, em madeira ou papel, prefere ser pendurado acima do fogão - o ponto em que se origina o próprio ch'i da cozinha, além de constituir um excelente ponto de onde observar o que se passa ali.
Você pode comprá-lo em lojas que importam artigos chineses ou fazer uma cópia ampliada do desenho acima.

O Deus da Cozinha apresenta aos céus um relatório anual das boas ações e transgressões da família, sendo por isso uma boa idéia passar mel em seus lábios no Ano Novo, a fim de garantir que suas palavras sejam doces.

No interior da cozinha, o Feng Shui considera o fogão o lugar mais importante.
Símbolo da boa sorte, o fogão proporciona o fogo transformador.
Melhor colocá-lo numa parede SUL - lar do seu elemento, o FOGO - mas de maneira alguma coloque-o num canto morto, sem a luz e a ventilação que fazem o ch'i circular e tornam o ato de cozinhar agradável (CH'I = ENERGIA).

Como já dissemos, evite colocar o fogão perto da pia ou geladeira, pois haverá um conflito entre os elementos opostos do Fogo e da Água. Se for inevitável, coloque um objeto ou móvel de madeira entre os dois. Também já recomendamos que o cozinheiro não fique com as costas voltadas para a porta, evitando que seja surpreendido: UM COZINHEIRO NERVOSO PODE ARRUINAR A COMIDA E ASSIM, A HARMONIA DE TODA A CASA.
Se não puder evitar essa posição, pendure uma espelho ou uma frigideira acima do fogão para permitir a vigilância. Esse reflexo também duplica simbolicamente a quantidade de alimento que está sendo cozida, o que conota riqueza e abundância.

O melhor fogão é o alimentado a gás, que produz um Fogo real, ao contrário do elétrico. Deve-se fazer um rodízio do uso dos queimadores para manter a boa sorte fluindo e evitar o uso excessivo de um só deles.

Naturalmente, estamos tratando aqui de símbolos e todos conhecemos a força deles.
Por isso, fiquei pensando como age um chinês crudívoro, que não usa um fogão e como ele faz o ch'i circular na sua cozinha - certamente deve usar muitos objetos, cores e outros elementos que simbolizem o Fogo para suprir a falta deste ao natural...


4 comentários:

Carla disse...

Oi Vera, esta tua cozinha é mesmo deliciosa!! E com este fundo musical, e este feng shui... Só falta mesmo uma rede pra gente descansar enquanto toma um chá!!
Um abraço e Feliz Páscoa!

Vera Falcão disse...

Oi, Carla, está convidada para um dia vir tomar esse chá, pessoalmente...
Feliz Páscoa pra vc também!

Romildo disse...

Oi Vera! Sou o Romildo, e em breve farei 48 anos (04/06. Tava zanzando pela internet a procura de informação sobre aplicabilidade do Feg Shui na cozinha (adoro cozinhar) e achei você e essa música preguiçosa. Que bom! Abraços paulista para você.

Vera Falcão disse...

Romildo, muito legal o teu recado, um geminiano que gosta de cozinhar, provavelmente, deve inventar e usar muitas novidades nas suas panelas! Fico feliz que tenha gostado do espaço e volte outras vezes pra conversar, abração!