A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Águas saborizadas/aromatizadas

Elas são lindas, saborosas, refrescantes e estão na moda! Uma ótima opção para substituir os refrigerantes, menos calórica do que os sucos e atraente para aqueles que acham que a água é uma bebida insípida.

A água com sabor é bastante comum na Europa e nos Estados Unidos. Aqui, está chegando e sendo oferecida nos restaurantes. Facílima de fazer em casa, seguem algumas receitas, sugeridas pela coordenadora de Gastronomia do Centro Universitário Senac, Mariana Ávila Maronnam.


Fotos e dicas: Revista Época

Dicas:

 - Alecrim e lavanda têm sabor intenso. Use só um galhinho para não ficar com o sabor muito acentuado. Manjericão é mais suave.

 - Cítrico: cortar as frutas cítricas em rodelas. Você pode aproveitar a casca da fruta para decorar o copo ou a jarra. - Não há necessidade de adoçar porque a fruta dará o sabor.

 - O ideal é consumir no mesmo dia, pois as frutas podem fermentar e alterar o gosto da água. Se não tomar na hora, conservar na geladeira, pois o açúcar das frutas facilita a fermentação à temperatura ambiente.

 - O ideal é que a água seja preparada numa jarra e colocada na geladeira para manter a temperatura. Quanto mais fresca, mais o gosto fresco da fruta permanecerá.

 - Para fazer a água saborizada com gás, o ideal é deixar água gaseificada na geladeira e só preparar a bebida na jarra minutos antes de servir. Assim, a água não perderá o gás e ficará mais refrescante.

Não esquecer de optar pelas ervas e frutas orgânicas, principalmente se utilizarem as cascas. Façam em jarras de vidro, transparentes para mostrar a beleza dessas águas!



Foto: Revista Menu

5 comentários:

Green Womyn disse...

Que dicas maravilhosas! Água saborizada, para pessoas que não gostam muito de tomar água, como eu, são um ótimo incentivo!

Eu gosto de fazer com anis estrelado, fica uma delícia!

Vera Falcão disse...

Já experimentei várias combinações e sou fã!
Sobre o anis estrelado, uma informação que muita gente desconhece: "O chá de anis estrelado, quente ou morno, é um notável galctógeno: aumenta a secreção do leite materno, na prática de 3 a 4 xícaras, diariamente, sendo também muito aromático." Prof. Enio Emmanuel Sanguinetti, fitoterapeuta.

Vera Falcão disse...

Sorry, corrigindo o texto acima: GALACTÓGENO.

Audrey disse...

Estou amando!!

Vera Falcão disse...

Aproveita! :)