A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

terça-feira, 24 de abril de 2012

A doçura da goiaba

No sábado, comprei goiabas orgânicas, 5 unidades grandes, maduras, no ponto exato pra serem consumidas. Com elas, fiz compota e geleia, ambas muito fáceis de produzir.

A propósito, sabiam que a goiaba tem mais vitamina C do que o limão? Mas para aproveitá-la totalmente, apenas bata a goiaba inteira no liquidificador (casca, polpa e sementes), adicione um pouco de água ou gelo, coe para retirar as sementes e beba o suco!


Primeiro, a compota:

5 goiabas grandes e maduras + 130 g de açúcar cristal ou demerara + 100 ml de água + cravo e canela a gosto

Inicie lavando as goiabas, retirando a casca, bem fininha, partindo-as ao meio e raspando o miolo com as sementes. Reserve as cascas e as sementes com a polpa, para fazer depois a geleia.

Colocar o açúcar e a água numa panela e mexer com colher de pau, deixando cozinhar em fogo baixo até que fique uma calda transparente. Adicionar o cravo e canela e deixar cozinhando mais alguns minutos, sempre em fogo baixo.

Pegue as metades das goiabas e coloque nessa calda, deixando cozinhar, ainda em fogo baixo, por aproximadamente 20 minutos. Use a colher de pau para mexer delicadamente a fruta, cuidando para que não grude no fundo da panela.

Deixe esfriar e coloque numa vasilha de vidro, com tampa, guardando na geladeira.





Como fazer a geleia:

Cascas e polpa com sementes de 5 goiabas grandes e maduras + 150 g de açúcar cristal ou demerara + 100 ml de água

Ponha as cascas e a polpa com as sementes mais a água no liquidificador e bata até que vire uma mistura cremosa. Passe a mistura numa peneira, para remover as sementes e depois coloque-a numa panela, adicionando o açúcar.

Misture bem com uma colher de pau e cozinhe por aproximadamente 20 minutos (depois da fervura inicial), fogo baixo e cuidando para não ser atingida pelas borbulhas que se formam na superfície...

Deixe esfriar e coloque em vidro esterelizado, com tampa, levando à geladeira.

Simples, não? 
E muuuito gostoso!


2 comentários:

Clarinha Chastinet disse...

Amiga Vera,
Adoro goiaba, a cor, o cheiro e o sabor!!!
Mas queria te fazer uma pergunta, posso substituir o açúcar demerara pelo açúcar light?!
Maridoco e filhote de regime!!!
Bezo, bezo
http://contratempos-clarinha.blogspot.com.br/

Vera Falcão disse...

Clarinha, açúcar light seria o adoçante artificial (aspartame etc)? Se for, então te recomendo usar a stevia em pó, que é uma folha mais doce que o açúcar e não acrescenta calorias.

"Esteviosídeo - stévia

O seu poder adoçante pode ser 300 vezes superior à sacarose. Não contêm calorias. Extraído da planta stevia rebaudiana, planta nativa da América do Sul. Uma vez que a stevia é uma planta ela contém outras propriedades que complementam o seu poder adoçante. Estudos apontam o seu poder em suprimir o crescimento bacteriano nos dentes, regula a pressão arterial, tem poder diurético e de regular os níveis de açúcar no sangue. Não houveram ainda efeitos colaterais associados, por isso deve sempre que possível ser o edulcorante de escolha. O seu sabor doce não é afetado pelo aquecimento então pode ser utilizada em chás e outras bebidas, além do preparo de sobremesas em substituição ao açúcar. Existem diferentes marcas de estevia no mercado, cada uma com um sabor diferente. Alguns produtos oferecem a stevia associado a outros adoçantes (ex: ciclamato e sacarina) enquanto outros oferecem a stevia pura."

Procure a stevia em pó pura, sem ciclamato ou sacarina, vendem em potes, sachês etc, fácil de encontrar, já vi até em supermercados, mas em lojas de produtos naturais é certo que vai ter. Em último caso, compre pela internet, vale a pena, adoça e é saudável.

Use e depois me conte o resultado, ok?

Beijo!