A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Aguardando 2011/2!


A historinha zen que segue abaixo mostra, pelo menos para mim, um caminho a seguir - o do Meio - nem tanto ao Céu nem tanto à Terra.

A sabedoria está no deslizar de uma minhoca no chão assim como no vôo de uma águia nas alturas.

No budismo não existem obrigações, a pessoa é quem decide.
Somos livres para escolher, mas prisioneiros das consequências...

É uma trilha legal para percorrer nos próximos 365 dias de 2011, talvez...

Cerveja Gelada
História publicada em 05/07/2003 pelo Monge Genshô, em www.chalegre.com.br/zendo

Havia em Porto Alegre, anos atrás, um grande praticante zen: Khanner San. Ele ensinava já sem dentes e sem poder sentar no chão.

Poderia contar muitas histórias encantadoras daquele bodisatva. Lembro, inclusive de um jantar em minha casa, pouco antes de sua morte, que ambos sabíamos, se aproximava. Ele contava não ter ilusões sobre sua morte próxima.

Mas a que conto hoje é a de um dia de calor, após uma reunião de meditação do grupo Zen ao qual pertencia o, hoje, Lama Santem. Estávamos reunidos para o chá de despedida, quando um amigo, Felipe, antigo praticante de artes marciais, disse diretamente:

- Chá!?? Não, eu vou é tomar uns chopes!!

Todos pararam, algo supresos com aquela espontânea declaração. Mas Kanner San, cheio de bom sentimento alemão (era sua nacionalidade), disse sem hesitar:

- Você vai? Eu vou junto!

E subindo na garupa da moto de Felipe, foi-se embora alegremente. Enquanto nós bebíamos chá quente, sorrindo e abanando as cabeças perante a travessura do ancião que havia acabado de cantar para nós o refúgio em Páli...

CERVEJA DE GENGIBRE ANTIGA

Ingredientes

6 limões grandes e com bastante suco
100 g de gengibre esmagado
6 xícaras de chá de açúcar cristal (se quiser usar mascavo, fica uma cerveja escura)
um tablete de fermento biológico
15 litros de água fervente
uma CS de água

Como fazer

Cortam-se os limões em fatias, tiram-se as sementes e colocamos num recipiente de barro.
Em seguida, adicionamos o gengibre, o açúcar e a água fervente. Deixamos a mistura em repouso até que fique ligeiramente turva.

Em separado, diluímos a levedura com a CS de água, juntando ao preparado anterior.

Cobre-se o recipiente e deixamos em repouso por 24 horas, em lugar escuro.

Vencido esse prazo, coamos o líquido resultante, diluímos com mais água se necessário e engarrafamos.

Tampamos bem as garrafas, mas não demais, pois existe a possibilidade delas estourarem se o fechamento for hermético, já que ocorrerá produção excessiva de anidrido carbônico.

Usamos rolhas de cortiça para o fechamento.

O armazenamento deve ser feito em lugar fresco e aguardamos várias semanas antes de consumir (a receita não especifica quantas...).

Saúde em 2011!

Nenhum comentário: