A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Alimentação no outono


É o início do YIN. O movimento de expansão (Verão) deu origem ao de contração - começamos a nos voltar para dentro.
É momento de colheita e de transformação. As folhas caem e vão se transformar em adubo, juntamente com os frutos mais maduros e não colhidos.
O SABOR PICANTE, das fermentações da natureza envelhecida, está no ar.
É o momento de privilegiar a RESPIRAÇÃO para evitar males do aparelho respiratório no Inverno.

No OUTONO, são bem-vindos os alimentos refrescantes de SABOR AMARGO em pequena quantidade, os alimentos DOCES, NEUTROS E MORNOS e um pouquinho de alimentos de SABOR SALGADO para equilibrar. Não esqueça dos alimentos de SABOR AZEDO e da ÁGUA: o Outono é seco e, sem umidade, os Pulmões e o Instestino Grosso sofrem.

É época do cozido! Maçã, pera, banana: ficam deliciosas assadas, recheadas com mascavo ou mel e polvilhadas com canela. É tempo de damasco (SABOR ÁCIDO para proteger o Fígado) e outras frutas secas. As frutas naturais são geralmente frias.

A tristeza lesa o pulmão: se você está triste porque o Verão foi embora, sua respiração fica curta e superficial e isso debilita o sistema imunológico e o predispõe a gripes e resfriados. Como uma nova brisa começou a soprar, evite andar sem camisa ou com as costas descobertas (não é mais hora de usar decotes exagerados, aqueles perfeitos para a estação quente).
Se não cuidar-se bem no Outono, poderá ter diarréias e perturbações digestivas no Inverno relacionadas à função de controle das águas exercida pelo Pulmão, além de problemas respiratórios.

ALIMENTOS DE SABOR PICANTE (atuam sobre o Pulmão e o Intestino Grosso) - alguns também têm a natureza DOCE: nabos, azeitonas, erva-doce, gengibre, pimenta, vinho, pistache, alho, cebola, bardana, raiz de lótus, inhame, cenoura, cominho, mostarda, agrião, rúcula.

ALIMENTOS DE MOVIMENTO DESCENDENTE (fazem o Qi mover-se de cima para baixo - para quem ainda não conhece a Medica Tradicional Chinesa, que é a base das informações desse texto, Qi significa Energia) - bons para comer no Outono, aliviam vômitos, soluços , asma e tosse: aipo, alface, amora, banchá, beringela, broto de bambu, bergamota, caqui, carambola, cevada, chá verde, cogumelos, maçãs, morango, gergelim, pepino, pera, pêssego, quiabo, trigo sarraceno.

O USO MODERADO NUTRE.
A FALTA E O EXCESSO AGRIDEM.

Informações pinçadas do livro Comer: Como? Quanto? O quê? - A Sabedoria através da Alimentação na Milenar Medicina Chinesa - Rita Córdova

6 comentários:

Mirian Moser disse...

amei seu blog!!!!, parabéns...

Vera Falcão disse...

Oi, Mirian, que bom você ter gostado, apareça mais vezes!

Vânia M. disse...

Oi Vera!
Saudade de você e de vir aqui nesse cantinho especial. Gostei muito destas informações. Por isso é que eu sempre digo que a natureza é perfeita, pois nos prepara e nos oferece todos os seus alimentos de acordo com as estações. Tudo funciona, né mesmo?
O outono sempre foi mágico para mim. Desde criança eu me perdia em pensamentos observando as folhas cairem das árvores...Novamente, boas lembranças.
Abraço!

Vera Falcão disse...

Vânia, que bom ter vc por aqui, já estava sentindo falta dos teus comentários... o outono é mágico, principalmente a luz que irradia durante a estação (se bem que o outono aqui em POA ainda não deu bem as caras, temos tido dias de verão com quase 30º, enquanto na maior parte do país chove sem parar...). Mas alguns dias, pelo menos, serão outonais, tenho certeza que a Terra vai nos dar a chance de viver essa linda estação! As medicinas milenares, como a chinesa e a tibetana, dão muita importância ao consumo de alimentos combinado com cada estação, envolvendo sabores, temperaturas, relação com cada órgão, cores etc. Ando estudando medicina tibetana, que relaciona-se com o budismo, que sempre me fascinou e esse fascínio ficou mais forte depois que visitei o templo em 3 Coroas - nada acontece por acaso... grande abraço

Simplesmente Sônia Maria disse...

Boa-tarde Vera, ótimo ter conhecido seu site. Estava procurando algo para melhorar a alimentação- tenho lesão do baço e fígado, hoje estou com alteração do YANG, sou enfermeira aposentada e encontrando informações. Estarei lendo com frequência e hoje repassei para o Facebook na minha . aos amigos e amigas.;Sonia Maria Góes(sonia goes)

Vera Falcão disse...

Oi, Sônia, espero que o blog te ajude nos cuidados com a tua saúde; para mantê-la, é necessário que a alimentação seja a mais natural possível! Obrigada por divulgar.