A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"O agrotóxico é criminoso"


"Devido à hegemonia das empresas transnacionais, o Brasil se transformou no maior consumidor de veneno.
Estão colocando 700 milhões de litros por ano em 60 milhões de hectares, o que dá 10 litros por hectare ou 4 litros por pessoa. São venenos que não são biodegradáveis, destroem tudo".
Acredito que o efeito cumulativo do uso de agrotóxicos na produção de alimentos para a saúde humana somente será possível ser constatado dentro de cinco ou dez anos, tornando a pessoa mais suscetível ao surgimento de doenças como o câncer.
O agronegócio como grande propriedade, não consegue produzir sem veneno, porque a alternativa ao veneno é a biodiversidade, a convivência entre os seres vivos, onde um equilibra o outro, então, como eles querem impor o monocultivo, se obrigam a botar veneno.
O agrotóxico é criminoso, já que destrói vidas não só vegetais e animais mas, no futuro, de seres humanos."


Palavras do coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, João Pedro Stédile, durante entrevista concedida por ocasião do Fórum Social Mundial 2010 (acontecendo em Porto Alegre/RS).

4 comentários:

Vânia Ma'iitsoh disse...

Coisa mais triste isso...Não sabemos, por enquanto, quais serão os efeitos, num futuro próximo, dos agrotóxicos, das baterias de celular, das inúmeras vacinas produzidas em curto espaço de tempo, e outras cositas mais. De qualquer forma o uso de agrotóxicos prejudica de forma generalizada, sem dúvida alguma. Mas minha amiga, Vera, o que fazer com a ganância do homem?

WYLOGUS FERRAZ disse...

Quem são os pricipais criminosos?
a principio os produtores, as indrustrias, o mercado os consumidores,
os representantes dos agronegocio, os os governos o estada as leis que abrem as portas para produzirem e venderem e contaminar a terra, agua, ar e princiaplmente as pessoas coisas animais.
Com as ferramentas tecnologicas eles dizem vamos por fertilizantesVENENOS, controlado , uma grande mentira...
estão envenenando do mesmo jeito.
Os CONSUMIDORES tem que dar um basta:
não consumir alimentos com venemos.
inteh siempre
wf

Vera Falcão disse...

Pois é, Vânia, o homem é seu maior inimigo, já que o consumidor sabe dos malefícios, há muito sendo divulgados, mas não coloca o consumo de orgânicos como uma prioridade!

Vera Falcão disse...

Então, amigo, pensamos da mesma forma, o consumidor é quem faz a escolha e não é por falta de divulgação... Da mesma forma, o povo reclama dos governantes, mas esquece que ajudou a colocá-los lá no poder, através da suas escolhas erradas - o voto é livre! Porque muitos preferem comprar vegetais infestados de agrotóxicos e não ir às feiras ecológicas? Dizem que o preço é alto, mas se aumentar a demanda o preço pode baixar. Ontem mesmo comprei espigas de milho orgânicas, lindas e novinhas, a 3 por 1 real - isso é caro?