A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Férias e netos


Desde que meus netos nasceram, as férias, para mim, têm a cara deles, pois é a época em que me visitam, em que temos contato real e não telefônico ou virtual.
A cada ano que passa, eles chegam maiores, diferentes, cheios de novidades, mas o nosso relacionamento já engata no primeiro abraço e quando vão embora deixam um buraco no meu coração, choro vários dias até que a falta deles acabe sendo sufocada por novas rotinas.
Minha filha mais velha, a mãe do Angel e da Joana, também deixa saudades, ok? rsssss
Às vezes, fico triste porque somos obrigados a morar em cidades diferentes e tão distantes uma da outra, mas me consolo ao ver que tantos avós convivem diariamente com seus netos e não parecem apreciar tanto esse privilégio ou tirar muitas vantagens disso...
Durante esses 30 dias de convívio, aproveito para fazer muitos pratos diferentes, que eles não costumam comer em casa: a comida da Baba (assim eles me chamam) faz sucesso, pelo menos me esforço para tal! rsssssss
Meu neto é louco por massa com molho de tomates, então apresentei a ele a macarronada com molho vermelho cru, que fica uma delícia, simplifica o preparo e guarda mais nutrientes, pois não cozinha o molho.
É muito fácil de fazer: cozinhar a massa da maneira tradicional e reservar mantendo-a aquecida, regada com azeite de oliva para não ressecar.
Colocar no liquidificador alguns tomates orgânicos (agora é a safra deles na feira ecológica, tenho comprado muitos a um preço razoável), com a casca e bem lavados, dentes de alho bem picadinhos, folhas de manjericão (ou se quiser, use outras ervas, como orégano), sal marinho, uma colherinha de açúcar mascavo e um tantinho de água, só para dar o ponto, pois os tomates já possuem bastante líquido no seu interior.
Bater até ficar bem cremoso e derramar sobre a massa quente, regando com mais azeite de oliva e queijo parmesão ralado (se não for vegano).
Mais tarde vou postar uma foto dele comendo um prato da massa, dá prazer em ver a sua satisfação!

Outra receita bem fácil de fazer é a Flocada de Bananas (ou use maçãs, se preferir, ou ainda, ambas):

Use uma travessa grande, de vidro, para montar as camadas e levar ao forno.
Deixe uma quantidade de passas de molho em água filtrada, por uma hora.
Misture aveia integral em flocos, açúcar mascavo e canela em pó - costumo usar a seguinte proporção: para cada xícara de aveia, adiciono 3 colheres de sopa de açúcar mascavo e uma colherinha de canela em pó. Calcule a quantidade conforme o tamanho do seu prato - o meu comporta 3 xícaras de aveia, mais o espaço destinado às frutas.
Unte levemente a travessa e coloque a primeira camada da mistura com a aveia, mais ou menos um dedo de espessura. Sobre ela, coloque banana caturra fatiada na vertical, até preencher todo o espaço.
Coloque mais uma camada da aveia.
Umedeça com a água do molho de passas e adicione-as também. Deixe a massa bem molhadinha, mas não exagere, não é uma papa!
Vá seguindo essa ordem: aveia, bananas, aveia e a água com as passas, encerre com a aveia umedecida.
Coloque para assar em forno médio, por aproximadamente 45 minutos ou ao verificar que a aveia está crocante, com um tom levemente dourado.
Espere esfriar para consumir.

2 comentários:

Vânia Ma'iitsoh disse...

Que lindos teus netos, Vera!
Imagino o apertinho no coração quando vão embora, né mesmo? Ainda não passei por essa situação, mas sei que também vou chorar muuuito, rs. Quanto às receitas, que maravilha, hein? Adorei as sugestões!
abraço!

Vera Falcão disse...

Obrigada, Vânia, também acho eles muito bonitins! Acredite, a despedida é bem triste, a casa fica silenciosa e tenho que esperar mais um ano para revê-los... mas, aproveito intensamente quando estão aqui!
As receitas são bem práticas, pq no verão não dá muita vontade de passar horas na cozinha e são gostosas - a flocada, duvido que uma criança não goste de comer...
grande abraço!