A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Celebrando a entrada de 2010


2010, astrologicamente, será regido pelo planeta Vênus... que beleza vai ser esse ano, cheio de Amor, Fertilidade, Feminilidade, Sensualidade, Arte - despertando nosso lado gentil, sensível, bonito e artístico... porque o Amor é uma Arte!
Segundo a astrologia chinesa, teremos o Ano do Tigre de Metal - o destruidor - o que traz um ano explosivo e o grande início dos tempos da Justiça! Será um ano de fortes e bruscas mudanças, momento para introduzir ideias novas e controversas.
2010 oferece a perspectiva de mudar pelo Amor, por exemplo!


Na mesa da ceia, segundo o Feng Shui, é interessante colocar símbolos dos 5 elementos, espalhados com harmonia, de forma equilibrada; algumas sugestões:

MADEIRA - cor verde - frutas como a uva clara, pera, maçã verde, uma bela salada de folhas e também objetos de madeira;

FOGO - cor vermelha - um arranjo de rosas ou uma cesta com maçãs, até mesmo um doce de morangos; velas também simbolizam o Fogo;

TERRA - cor amarela - frutas como manga, laranja, melão e banana, um vaso com girassóis no centro da mesa;

METAL - cor branca e cores metálicas - um bolo com cobertura de glacê, um vaso prata com lírios, uma toalha e pratos brancos com os talheres de inox;

ÁGUA - cor azul ou verde água - toalha da mesa nessas tonalidades, garrafas de vinho, um vaso transparente com plantas aquáticas.

Lembrando que as principais cores venusianas são ROSA CLARO e VERDE TURQUESA,, que aliás, acho que ficam bem colocadas lado a lado.

Nesse ano, vou investir numa ceia praticamente crua, já que o calor está excessivo (a média de 37º diários) e o corpo pede alimentos vivos que o refresquem e energizem.
Não farei lentilha cozida, já coloquei os grãos para germinar e vou compor uma bela salada com eles.

Num prato grande e bonito (não esqueçam, é uma ceia em homenagem à deusa da beleza), colocar os seguintes ingredientes, sendo que uma mão cheia de cada é a medida ideal para calcular porções individuais:

lentilha germinada (previamente, no mínimo dois dias antes)
passas de uva pretas
ameixas secas
tâmaras
ervilhas frescas
folhas de alface rasgadas (pode-se usar mais de uma variedade)
cogumelos
azeitonas pretas picadas
salsa picadinha

Misturar os ingredientes na travessa e usar sal marinho, suco de limão e muito azeite de oliva extravirgem - se quiser, adicione suas ervas preferidas.

E as saladas favoritas da minha filhota não podem faltar: salada de tubérculos (batata branca ou rosa ou cará ou inhame ou mandioca) com maionese de cenoura, muita salsinha picada por cima e à parte, uma salada de couve-flor, cozida no vapor e regada com o oliva.

Muitas frutas - manga, abacaxi, melões, mamão, ameixas, pêssegos.

E, claro, sorvetes - a cara do verão!

De manga

De coco

De tâmaras

Escolha o seu!

Para beber e brindar: a nuvem espumante - ver receita aqui - como o abacaxi estava caríssimo e verde, não vou ajudar os comerciantes nessa falta de respeito ao consumidor e troquei o ananás pelas maçãs! Ficará gostoso igualmente!

Fotos, só mais adiante, pois meu celular está sem cabo para baixar as fotos para o PC - o que perdi tinha Bluetooth... agora voltei ao cabo, mas não sei ainda onde encontrar um para o modelo antigo que ganhei. Mas é só uma questão de tempo - em breve, aguardem.

Vou caprichar na decoração - velas, tons róseos, flores e muita disposição para renovar, pois um novo ano é sempre uma proposta de renovação!

P.S.: na última hora, lembrei que tinha guardada uma estatueta com a réplica da Vênus de Boticelli e ela foi direto para a decoração da mesa, ao lado de um vaso com planta aquática e um ornamento chinês com um peixe coloridíssimo!

sábado, 19 de dezembro de 2009

Nesse Natal, deixe o peru em PAZ...


NATAL é a festa de JESUS, comemora seu NASCIMENTO.

JESUS era VEGETARIANO (quando foram descobertos documentos dos essênios, povo com o qual ele viveu da adolescência atá a idade adulta, isso nos foi revelado, porém não muito divulgado...).

Vamos refletir a respeito... será que ele gostaria dessa matança para festejá-lo?

Faça um NATAL DIFERENTE, sem derramar SANGUE - a NATUREZA nos oferece tantas possibilidades, a variedade de alimentos é INFINITA... SEJA CRIATIVO!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Paella Vegetariana


Domingo à noite, recebi alguns amigos veganos para o jantar, o prato principal escolhido foi uma paella (sem frutos do mar, é claro...).
Não colocarei fotos do encontro e nem do cardápio, pois, novamente, estou sem uma câmera, motivo pelo qual escolhi para ilustrar esse post, um dos quadros da Bernadeth Rocha, os quais me dão muito prazer ao admirá-los. Quem desejar conhecer mais do trabalho dela, visite http://bernadethrocha.com/

Tanto a receita dessa paella bem como a da bebida (Nuvem de abacaxi com hortelã) foram criadas por mim, especialmente para esse jantar.

Paella vegetariana

Ingredientes

2 xícaras de arroz integral cateto (grão curto)
250 g de grão-de-bico
3 pimentões médios (amarelo, verde e vermelho)
800 g de tomates italianos
1 abobrinha verde média
250 g de cogumelos
2 litros de caldo de legumes (louro, folhas de couve, talos e folhas de aipo, cebola)
uma cebola grande
uma colher de sobremesa de curcuma em pó (açafrão-da-terra)
uma colher de chá de gengibre em pó
uma colher de chá de orégano
meia colher de chá de pimenta vermelha em flocos
folhas de coentro
sal marinho
azeite-de-oliva prensado a frio
temperos para o vinagrete: vinagre de maçã, noz moscada, pimenta vermelha, alecrim, cravo e pimenta jamaicana

Como fazer


Na véspera

Faça o caldo de legumes, usando os ingredientes relacionados na lista acima para esse item; cozinhe em bastante líquido e vá corrigindo, para que complete os 2 litros solicitados. Coe e reserve na geladeira.
Cozinhe também com antecedência o grão-de-bico (em panela sem pressão) e reserve o liquído que restar - no máximo, meio litro.
A cebola deve ser picada em pedaços grandes e colocada no vinagrete.

Depois de uma boa noite de sono...

Comece a cozinhar umas quatro horas antes de servir, porque a paella tem que ser servida logo que pronta, para que não fique seca, tem que manter aquele molhadinho que lhe é particular.

Corte os tomates, sem pele, em quatro.
Corte os pimentões em fatias finas.
A abobrinha deve ser cortada em quadradinhos de tamanho médio.
Cogumelos - fatiados.

Como o arroz é integral, tem que ser cozido parcialmente antes de ser misturado aos demais ingredientes. Cozinhe as duas xícaras de arroz com 4 xícaras do caldo de legumes e pouco sal, retirando do fogo quando o líquido secar.

Existe a vasilha correta para fazer paella, que naturalmente é a paellera; já tive uma enorme de barro, que quebrou em uma das 400 mudanças que fiz durante minha vida, até agora... procurei exaustivamente pelo comérico local e só encontrei algumas, com o famigerado teflon ou com "quatro camadas anti-aderentes". Então, desisti, por hora (aliás, se alguém quiser me presentear com uma... hehehehehehe) e utilizei uma frigideira esmaltada enorme, larga e com pouca altura, o que permite que todos os ingedientes cozinhem com uniformidade.

Então, arregaçando as mangas, vamos lá:

Colocar uma colher de azeite na panela e refogar a cebola, retirada do vinagrete.
Refogar a abobrinha, acrescentar um pouco do caldo de legumes para cozinhá-la, até que fique crocante.
Acrescentar os cogumelos, deixar cozinhando alguns minutos.
Acrescentar o grão-de-bico e adicionar a água em que foi cozido.
Salgar e adicionar a curcuma, o gengibre, o orégano e a pimenta.
Deixar cozinhando por uns 10 minutos.
Adicionar os pimentões fatiados, corrigir o sal e deixar mais 10 minutos cozinhando, antes de acrescentar o arroz.
Coloque o arroz previamente cozido e mexa levemente, apenas para incorporar o arroz aos outros itens, sem desmanchá-los.
Coloque os tomates por cima do arroz; experimente o molho e veja se é necessário corrigir o tempero. Regue generosamente os tomates com o azeite de oliva.
Adicione caldo de legumes suficiente para cobrir toda a paella e deixar bastante molho sobre ela. Cozinhe mais 10 minutos, com o fogo baixo.
Aqueça o forno a 180º e coloque ali a paella por mais 10 minutos.
Retire do forno, adicione mais azeite de oliva e folhas de coentro, antes de servir.

Nuvem de abacaxi com hortelã

Faça dois litros de chá de hortelã, não muito forte.
Deixe esfriar.
Bata no liquidificador um abacaxi médio, beeeeeem maduro, pois assim não haverá necessidade de acrescentar açúcar.
Junte o chá ao suco e coloque numa vasilha grande que possa ir ao fogo.
Antes de iniciar o cozimento, adicione uma CS bem cheia de agar-agar, dissolva e cozinhe até levantar fervura, baixando o fogo e deixando cozinhar por mais 20 minutos.
Espere esfriar e coloque na geladeira, para que gelifique.
Quando for servir, retire uma quantidade do creme, adicione água e bata no liquidificador (uma xicara do creme para três de água). Se quiser, pode substituir a água por água de coco.
Vira uma espuma refrescante!

São duas opções que podem ser utilizadas nas ceias de fim-de-ano!

sábado, 5 de dezembro de 2009

É quase Natal... já idealizou sua ceia natalina?


Minha ideia de ceia natalina é de leveza, pois estamos no verão, faz muito calor no país (hoje, 40º é uma temperatura considerada "normal" nessa estação) e sou brasileira!

Muitas frutas na mesa para decorar, encher os olhos com o seu colorido e o estômago com seu sabor refrescante!

Não esquecer de usar as frutas da estação, que são abundantes e mais baratas; prefira também as da sua região, se possível e, é claro, orgânicas!

Relembrando a melhor combinação de frutas:

Combinar frutas cítricas com cítricas, doces com doces e neutras com todas. Frutas desidratadas combinam com as cítricas.

Quase todas as frutas são cítricas: laranja, tangerina, limão, amora, pitanga, pitomba, jamelão, jambo, carambola, abacaxi, maçã, manga, maracujá, goiaba, ameixa rosa, figo, uva, caju - quando frescas, elas têm alto teor de ácidos cítrico, ascórbico (a popular vitamina C) e benzóico, entre outros.

Frutas doces: banana, jaca, fruta-do-conde, fruta-pão - são mais alcalinas quando recém-colhidas e com alto teor glicêmico, quando ingeridas.

Frutas desidratadas, como damasco, passas brancas e pretas, tâmara e ameixa, como já dissemos, combinam perfeitamente com as frutas cítricas.

Frutas neutras: mamão, abacate, água e polpa de coco verde.

As frutas que não combinam com nada são a melancia e os melões, podendo ser indigestas quando combinadas com outras frutas. Devem ser ingeridas isoladamente.

Então, na noite de Natal, faça uma salada de frutas bem colorida e sortida, seguindo as combinações acima - use a seguinte cobertura:

Ingredientes

1/2 xícara de coco ralado
1 CS de araruta (já sabemos que é dificílima de ser encontrada, então use um amido substituto)
3 CS de mascavo
6 CS de suco de limão
3 CS de suco de laranja
1 CS de casca ralada de laranja
1/2 xícara de tofu escorrido e amassado

Como fazer

Numa vasilha, junte a araruta e o açúcar, adicionando depois o suco de laranja e o de limão. Dissolva bem e leve ao fogo baixo, cozinhando por 5 minutos, mexendo sempre. Deixe esfriar.

Junte à mistura o coco ralado, o tofu, a casca de laranja ralada. Misture bem os ingredientes e leve à geladeira por, no mínimo, uma hora.

Quando for oferecer a salada de frutas nas tacinhas apropriadas, coloque a cobertura, servindo imediatamente.

Torta da Vovó


“A certificação mais bonita que existe é a do olho do agricultor. A gente vai à feira, olha no olho do agricultor e tem certeza que aquele produto é orgânico”. palavras, pronunciadas pelo produtor de arroz biodinâmico no município gaúcho de Sentinela do Sul, João Volkmann, durante evento ecológico.

Bonitas palavras, mas está ficando difícil de acreditar na autenticidade e na confiabilidade dos produtos dito NATURAIS e/ou ORGÂNICOS...

Confesso que ando meio desiludida, desconfiada (paranóica?) e avaliando tudo com uma lupa, feito um Sherlock Holmes naturalista... é que venho de uma época em que NATURAL era NATURAL, simplesmente, quando a produção era pequena porque poucos eram os consumidores; então era "meia dúzia de gatos pingados"que plantavam sem agrotóxicos ou comercializavam cereais integrais, araruta de verdade, shoyu e missô sem transgenia, comidinhas naturebas feitas em casa mesmo, sem a mão da indústria mexendo nas panelas.

Lembro de uma charge relacionada a isso, não recordo a fonte: falava sobre as tortas da Vovó, uma senhora simples e natureba que vivia numa casinha simpática, rodeada de flores e uma pequena horta e lá fazia algumas tortas maravilhosas por dia, colocava-as na janela para esfriarem e o aroma se espalhava pela redondeza; assim, ela começou a atrair clientes, que vieram comprar aquelas gostosuras; mas a clientela foi aumentando e a Vovó começou a ficar maluca para atender tantos pedidos, contratou algumas ajudantes, depois passou para um prédio maior, onde já haviam fogões industriais e onde todo mundo colocava a mão na confecção das tortas, menos a Vovó, que transferiu-se para um moderno escritório, sentada à uma escrivaninha, vestida como uma executiva, dirigindo sua empresa Tortas da Vovó!
Desnecessário dizer que essas tortas já não tinham mais nada a ver com o sabor original daquelas tortas deliciosas, feitas com tempo, dedicação e carinho especial, além dos ingredientes escolhidos com cuidado... certamente, já terão conservantes, aromatizantes, frutas enlatadas, cereais desvitalizados e outras modernidades!




Por isso, reafirmo que nós temos que fazer nossas "Tortas da Vovó", ou seja, se queremos qualidade na alimentação, temos que buscar os melhores ingredientes e fabricar gostosuras saudáveis em nossas cozinhas.

Ah, mas e tempo para isso? Não é mais prático e rápido atirar um prato congelado para dentro do microondas, aguardar 3 minutos e comer? Ou abrir um pacote de qualquer coisa mastigável e pronta e mandar ver?

Só posso responder que cada um estabelece suas prioridades... se cuidar da saúde ainda não é a prioridade número um na sua lista, quando ela faltar, todos os demais itens serão desnecessários ou não poderão ser cumpridos.


Também não significa que tenhamos que voltar no tempo para ter uma boa alimentação, mas que precisamos, com urgência, resgatar alguns procedimentos relacionados à dieta alimentar que ficaram perdidos, esquecidos, sufocados por novos e pouco saudáveis hábitos. E já sabemos (estudos são publicados diariamente) que a maior parte das doenças degenerativas que pululam em nossa civilização, são causadas pela alimentação desequilibrada e artificial que tomou conta do cotidiano dos seres humanos.