"Em fazendas localizadas no Sul de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira, vem ocorrendo uma ousadia agrícola poucas vezes tentada no país: o desenvolvimento de oliveiras para a produção de azeite de oliva. Nunca antes tentado no Brasil com esta intensidade, a experiência de produzir azeitonas e delas extrair o óleo não encontra pararelo em outras incursões do passado com esse tipo de escala.
Produto tipicamente ibérico e milenar da região do Mediterrâneo, a azeitona nunca foi vista em solo nacional como um produto que pudesse de fato virar um "comodity", algo no qual a lavoura pudesse realmente estar amparada e gerar grande faturamento. Entretanto, este passado está sendo mudado no Sul de Minas Gerais. O plantio horizontal de oliveiras em anos passados começa a dar seus primeiros frutos e os primeiros litros desse azeite estão sendo bem aceitos. Talvez também esse processo seja favorecido por uma nova época interessada em produtos artesanais e feitos com maior cuidado.
Hoje, somando a produção de fazendas das cidades de Camundacaia, Delfom Moreira e outras próximas em Minas Gerais, possam talvez ser somados mais um milhão de pés de oliveiras plantados. Para industrializar, de fato, são necessários equipamentos de prensagem, de processamento e filtros que aí sim resultam no famoso óleo de oliva.
Os primeiros litros destes produtores mineiros vêm sendo atrações em eventos e feiras gastronômicas da região. Chefs locais têm aprovado e o produto é percebido como gourmet, justamente por sua pequena escala. Assim também é interessante para o produtor, já que pode remunerar o processo.
A Epamig - empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais - está apoiando este projeto com assessoria e suporte técnico. Essa exploração de culturas especializadas em micro região é uma forma de gerar valor para estas comunidades e evitar a competição com as produções de monocultura. É uma saída econômica e o grande aliado pode ser o setor gastronômico.
Bem vindo ao azeite de oliva brasileiro, com sabor mineiro!"
Fonte: Azeite de Oliva já tem produção brasileira em Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui suas dúvidas, críticas ou simplesmente, um alô! Grosserias, irei ignorar...