BALCÃO DE DELÍCIAS

domingo, 6 de outubro de 2019

Conservação e armazenamento de ervas



A maior parte das ervas se manterá fresca por alguns dias se envoltas em uma toalha de papel e colocadas em saco plástico na gaveta de hortaliças da geladeira. Para conservá-las por mais tempo, teremos que congelá-las ou desidratá-las

Congelamento

Ervas de folhas tenras - manjericão, coentro, hortelã e salsinha - são melhores para congelar em cubos: picar finamente, encher as bandejas para gelo com elas e preencher com água ou azeite, congelar e depois armazenar os cubos em sacolas plásticas bem fechadas. Também podem ficar nas bandejas se forem usadas logo.
Ervas de folhas mais firmes - alecrim, tomilho e louro - são melhor congeladas em ramos: secá-los com toalha de papel para retirar a umidade, colocar em sacos plásticos e guardá-los em recipientes próprios para congelamento.

Rotule e date as sacolas e recipientes. Se as ervas forem bem congeladas e armazenadas, conservam-se por 2 a 3 meses. Depois que retirá-las do congelador, pique e use imediatamente.

Algumas ervas, como o manjericão, precisam ser escaldadas para que suas folhas não escureçam. Coloque as folhas em um coador e derrame água fervente sobre elas rapidamente. depois estenda sobre toalhas de papel para que sequem e esfriem antes de congelá-las.

Desidratação

A secagem ou desidratação permite armazenar as ervas para usá-las quando não as tiver frescas ou congeladas, logo, é mais uma alternativa.

Ervas como o orégano, tomilho, sálvia, segurelha, hortelã e alecrim respondem bem a esse processo. Isso já não acontece com o funcho, endro ou a cebolinha. 

Retire folhas murchas ou descoloridas, limpe as sadias com um pano ou sacuda para retirar a poeira ou terra. Evite lavar para que as folhas não desenvolvam fungos. Junte vários ramos em um maço e ate-os com barbante. O local de secagem deve ser seco, escuro, tépido e livre de poeira, bem ventilado.
Pendure os maços ou espalhe pequenas quantidades das ervas em uma gaze aberta sobre uma tela de arame. Em temperatura de 26 a 30°, uma camada fina de ervas leva 4 a 5 dias para secar. Devem ficar finas como uma folha de papel, mas não secar a ponto de virar pó. Retire as folhas dos ramos e armazene de imediato, para evitar que absorvam umidade. Triture quando for usar.

Armazenamento 

O ideal é armazenar as ervas em local fresco e seco.

Devem ser guardadas em recipientes opacos, nunca próximas ao fogão.

Rotule cada recipiente com o nome da erva e a data de aquisição ou secagem. 

Em locais frescos e escuros, a maioria delas conserva-se por um ano. Depois desse período, começam a deteriorar. Se notar a presença de umidade, mofo ou insetos, descarte de imediato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas, críticas ou simplesmente, um alô! Grosserias, irei ignorar...