BALCÃO DE DELÍCIAS

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Para quem ainda não chegou lá

Revisando meus textos sobre alimentação e cuidados para manter um nível satisfatório de saúde, verifiquei que todas as indicações (ou praticamente todas elas) situam-se na faixa do ideal.
Por isso, fiquei pensando nas pessoas que leem as dicas e sentem-se infelizes porque estão muito distantes de poder praticá-las.

Então, a elas dedico essa nova tag do blog - Para quem ainda não chegou lá.

Fala-se muito sobre os prejuízos que o alumínio causa ao nosso organismo, inclusive sendo a sua ingestão apontada como causa dos males de Alzheimer e de Parkinson (há muitos estudos a respeito, mas não definitivos).
Uma das principais vias de acesso a esse metal é através das panelas que utilizamos para cozinhar.
Já aconselhamos aqui a não usá-las, porém nem todos podem comprar panelas melhores e mais caras.

Siga os passos abaixo para diminuir a ingestão do alumínio (ou evitá-la ao máximo):

1) Ao lavar as panelas de alumínio, evite esfregar em excesso o seu interior.
Lavá-las com esponja de aço pode aumentar a transferência do metal para os alimentos.
Se o alimento estiver grudado no fundo da panela, coloque água e ferva.
Uma esponja macia e sabão neutro são suficientes, não é necessário deixá-las brilhando;

2) Use colheres de madeira para mexer os alimentos;

3) Coloque o sal após o cozimento, pois a salinidade aumenta a concentração do metal na água;

4) Não cozinhar nestas panelas alimentos ácidos (molho de tomate) nem doces;

5) Não deixe o alimento esfriar dentro delas; também não o guarde nelas, transfira para outra vasilha, caso for mantê-lo na geladeira;

6) Procure ir substituindo gradativamente suas panelas de alumínio, é um investimento para a saúde da sua família.

Para saber mais sobre os prós e contra de panelas feitas com vários materiais, consulte os seguintes links:

Escolha a panela certa 1

Escolha a panela certa 2

Escolha a panela certa 3

Escolha a panela certa 4

Ainda o alumínio...

Panelas de pedra sabão

5 comentários:

  1. Oi vera que bom que te encontrei, gosto de alimentação saudável mesmo não sendo vegetariana, adorei a dica das panelas vou aposentar as de alumínio e usar as de inox, tenho um irmão vegetariano e sempre procuro fazer coisas que ele gosta nem todos entendem a preferencia dele entendo que é dificil principalmente na parte nutricional por isso estarei atenta as suas receitas. bJÔ lindo fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Oie, Vera,
    Passando só pra dar um oi. Hihi. Seu blog é incrível! Com tudo o que você fala eu e minha família estamos mudando a alimentação enormemente. É difícil, como você disse, mas a diferença que esse esforço traz é ótima. Obrigado por fazer esse trabalho tão admirável! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários estimulantes! Fico muito satisfeita por saber que estou auxiliando as pessoas a mudarem, porque a mudança começa primeiro em cada indivíduo para um dia tornar-se global.
    Beijos em vocês e em suas famílias!:)

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Vera! Entrei em seu blog procurando maneiras de comer melhor. Sofro de enxaqueca e não aguento mais tomar remédios. Li que uma alimentação mais natural ajudaria muito. Não sou vegetariana, mas busco maneiras para evitar um pouco o consumo de carnes, e cortar tudo que for industrializado, com corantes, conservante, etc. Descobri que até o leite, akeles em caixinha, são nem um pouco indicados p esse problema, td mais natural possível mesmo... Bom, achei mt interessante mesmo esse blog, e ficarei sempre de olho. Está de parabéns! Vou tentar começar minha dieta, e vou usar seu blog como orientação. Se puder postar como evitar alimentos prejudiciais eu já agradeço... vou em mercados e não encontro nada 100 por cento natural... é muito difícil!... me ajuda!!! rsrsrsr!! bjuuuusss

    ResponderExcluir
  5. Oi, Samantha! A ideia do blog é procurar uma alimentação mais natural, mesmo que não seja vegetariana. Atualmente, sabe-se que uma das principais causas da enxaqueca é a alimentação. Os industrializados contêm muitos ingredientes que prejudicam o organismo, como o glutamato monossódico, o excessode sódio e açúcar, os conservantes. Os laticínios, também. Posso postar uma lista de substâncias prejudiciais que encontramos nos rótulos dos produtos, mas é praticamente certo que eles estarão em 99% desses produtos. A solução é cozinhar em casa, compre mais em feiras e casas de produtos naturais, evite os supermercados. Mas posso fazer uma postagem especial sobre o tema, após as festas de fim de ano, agora estou com pouco tempo. Beijo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas dúvidas, críticas ou simplesmente, um alô! Grosserias, irei ignorar...