BALCÃO DE DELÍCIAS
▼
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Tortinhas de arroz, centeio e vegetais
Ingredientes
1 xícara de cenouras picadas
1 xícara de mandioquinha picada
1 xícara de repolho picado bem fino
1 cebola pequena bem picada
1 CS de passas de uva pretas picadas
2 xícaras de arroz integral e centeio já cozidos, misturados (podemos usar também cevadinha em lugar do centeio)
1 cc de araruta
shoyu
2 CS de queijo ralado (opcional)
Como fazer
Refogue rapidamente as cenouras, a mandioquinha e o repolho na cebola.
Junte uma xícara de água e deixe cozinhar, em fogo baixo, por aproximadamente 15 minutos.
Tempere com shoyu e engrosse adicionando a araruta, dissolvida de antemão com um pouquinho de água até formar uma pasta.
Em separado, junte os grãos cozidos ao queijo (opcional).
Unte forminhas e revista-as com a massa de cereais. No centro, recheie com a mistura de vegetais. Tampe-as com mais cereais e deixe assar até a massa ficar crocante (mais ou menos 20 minutos).
Olá Vera!!
ResponderExcluirEncontrei o seu blog por acaso fazendo uma pesquisa sobre alimentação saudável e já o adicionei aos meus favoritos!! Me tornei vegetariano há pouco tempo e já vi que posso encontrar aqui ótimas receitas e muita informação sobre alimentação saudável!! Agradecido pela iniciativa! Abraços
Olá, Felipe, tomara que você permaneça vegetariano, há uma variedade de pratos gostosos e saudáveis para montar um cardápio sem carne.
ResponderExcluirEspero contribuir para enriquecer tua alimentação.
um abraço
Olá!
ResponderExcluirGostaria de saber como se prepara o centeio - se precisa deixar de molho, tempo de cocção e formas alternativas de preparo que não seja o pão.
Obrigada.
Marina Santos
Oi, Marina, as sementes podem ser germinadas para consumo cru ou deixadas de molho para serem cozidas - a diferença vai ser o tempo em que ficarão de molho.
ResponderExcluirNo primeiro caso, germinam após 3 a 5 dias. Para cozimento, deixe de molho 8 horas e cozinhe por, no mínimo, 30 minutos na pressão - uma boa combinação é arroz integral e centeio cozidos juntos e depois comidos com gersal!
Pode-se usá-lo em saladas, risotos e ficam perfeitos em sopas.