BALCÃO DE DELÍCIAS

sábado, 23 de setembro de 2017

Hoje tem pastel assado!











É sábado, chove lá fora, estamos sob as influências de um alinhamento planetário raríssimo, nada melhor do que ir pra cozinha fazer pastéis naturebas assados e com recheios vegetarianos, né?
Ficaram deliciosos, sem falsa modéstia! :)

Os recheios, cada um faz a seu gosto - legumes, cogumelos, tofu, as mais diversas combinações podem surgir, dependendo da criatividade e das preferências dos cozinheiros.

A receita da massa é essa (a quantidade dos ingredientes permite fazer 20 pastéis, aproximadamente, de tamanho médio):

2 CS de açúcar cristal
2 cc de sal
1 pacotinho de fermento biológico seco
uma xícara (250 ml) de água morna

Colocar os ingredientes secos em uma vasilha grande e juntar a água, mexendo delicadamente até desmanchar bem o fermento.

4 xícaras de farinha de trigo (duas delas da integral, duas da branca, preferencialmente orgânicas)
2 CS de óleo (usei azeite de oliva, pode ser necessário adicionar um pouco mais, se verificar que a massa ficou seca)

Vá adicionando estes dois últimos ingredientes ao preparo com o fermento, misturando tudo, colocando a mão na massa e sovando até que ela fique homogênea e macia.
Ponha em vasilha coberta com um pano de algodão e deixe descansar 30 minutos, ou mais se necessário, a massa tem que dobrar de volume. Enquanto ela cresce, pode-se preparar os recheios.

Massa crescida, dê mais uma leve sovada e vá tirando bolotas dela, abrindo com o rolo, colocando o recheio e fechando bem o pastel, para que não escorra o recheio para fora.
Já com o forno pré-aquecido, a 200º (médio), coloque os pastéis em forma untada (passe uma leve camada de azeite na superfície deles para dourá-los) e asse por 30 minutos (um pouco mais, um pouco menos, a experiência já me ensinou que cada forno é ímpar, então cada cozinheira conhece bem o seu e percebe quando o alimento está no ponto).

Simples, não? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas, críticas ou simplesmente, um alô! Grosserias, irei ignorar...