Folheando revistas antigas, encontrei essa definição estranha de vegetarianismo:
Vegetalianos (???????)
Os vegas e vegetalianos abstêm-se de todo e qualquer alimento industrializado, bem como cereais refinados, açúcar branco, cristal, mascavo ou rapadura. E, em geral, preferem os alimentos em seu estado natural, ou seja, cru. Dão preferência aos vegetais de época e aos não-tratados com defensivos agrícolas. (?????????????????)
Os ovo-lacto-vegetarianos não fazem uso de fumo, álcool, tóxicos, açúcar branco, conservas, vinagres, temperos e condimentos fortes, bebidas e alimentos artificiais, mas consomem ovos, leite e derivados, peixe (em alguns casos), cereais, verduras, legumes, frutas, mel. alimentos estes que devem estar o mais próximo possível do estado natural. (????????????????)
O texto (contendo muitos equívocos)) procura passar a imagem de que aqueles que não consomem carnes têm uma dieta saudável, ou mesmo, um estilo de vida saudável, mas o que ocorre na realidade é exatamente o contrário - a alimentação e a saúde não são os focos principais de quem condena o consumo de animais, mas evitar o sofrimento deles.
Algum dia, os vegetarianos talvez percebam que podem combinar ambas as ações: proteger os animais e ter uma alimentação saudável e equilibrada...
Fonte: Guia Corpo a Corpo de Qualidade de Vida - Ed. Símbolo - 1987
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui suas dúvidas, críticas ou simplesmente, um alô! Grosserias, irei ignorar...