BALCÃO DE DELÍCIAS

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Escherichia coli na Europa


A primeira vítima foi o pepino espanhol, posteriormente inocentado... agora é o broto de soja! Os pesquisadores vazam informações para a midia antes de obterem resultados finais, o que está causando pânico, fazendo as pessoas não comprarem vegetais e levando os produtores a jogar no lixo sua produção, o que gera grandes e desnecessárias perdas.

Deve estar havendo uma enorme pressão para que divulguem qualquer informação ao público - informação incorreta que mais confunde do que esclarece...

A reputação da alimentação orgânica e crua vai sair bastante lesada dessa confusão! E saberemos, realmente, qual a fonte da disseminação?

Sabe-se que mesmo os vegetais orgânicos devem ser higienizados antes do consumo, bem como as mãos de quem os manipula na cozinha - aliás, requisito básico para preservar a saúde: higiene!

Atualizando:

Se falar aqui que esse episódio pode ser uma jogada de mercado, movida pelo agronegócio e pela indústria alimentícia, posso ser rotulada de paranóica... mas a Alemanha é palco ideal, como grande consumidora de vegetais orgânicos e crus, para instalar o pânico e reduzir ou paralisar o consumo - há pouco vi o noticiário na tv, onde pediam aos alemães para não consumirem alface, tomate e pepino... mostravam feiras na Alemanha, vazias, com as bancas abarrotadas de lindos vegetais, ignorados e que, possivelmente, serão jogados no lixo.
"Identificaram" a bactéria numa fazenda que produz brotos, apesar do dono afirmar que não usa fertilizantes nem tem animais por perto (que seriam os veículos transmissores da E. coli).

Atualizando 2:

Leiam esse explicativo texto do dr. Alberto Gonzales, que também pensa que "o que ocorre na Alemanha é uma campanha vergonhosa contra os alimentos naturais, orgânicos e vivos. Toda acusação de hortaliças, pepinos e dos brotos de sementes germinadas é improcedente."

Calúnia contra os alimentos crus

2 comentários:

Deixe aqui suas dúvidas, críticas ou simplesmente, um alô! Grosserias, irei ignorar...