BALCÃO DE DELÍCIAS
▼
sábado, 18 de abril de 2009
Amaranto
"O amaranto, um dos vegetais mais importantes da América pré-colombiana, cujo consumo foi proibido pelos espanhóis por estar associado a práticas religiosas, começa a ser reabilitado por cientistas brasileiros com um nobre fim: pesquisas recentes mostram que, além de ser altamente nutritivo, o amaranto é um excelente redutor dos níveis de colesterol plasmático, que provoca o entupimento dos vasos sangüíneos." (Fonte: Revista Ciência Hoje)
"A humanidade consumiu mais de sete mil espécies vegetais em sua história. Mas, nos últimos cem anos, deixou de cultivar mais de três quartos, e depende de apenas três – milho, trigo e arroz – para atender quase 70% de suas necessidades calóricas, afirmam dados das Nações Unidas.
Muitos cultivos antigos, como o amaranto (do gênero Amaranthus) e a quinoa (Chenopodium quinoa), promissoras espécies latino-americanas, hoje são pouco exploradas diante da expansão de cereais como o arroz e o trigo.
Junto com essas culturas, também se perde conhecimentos a elas associados, empobrecendo a agricultura e a nutrição, afirmam especialistas.
O amaranto foi declarado “o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano”, em 1979, pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, por suas proteínas e seus aminoácidos singulares e por não requerer cuidados especiais, muita água nem terra muito fértil.
Muito plantado por maias, astecas e incas, esteve esquecido até a década de 60, mas atualmente se limita a apenas dois mil hectares plantados." (Fonte: Envolverde)
Nutrientes:
fibras
vitaminas - A, B6, riboflavina (B2), folato (ácido fólico)
minerais - cálcio, ferro, magnesio, fósforo, potássio, zinco, cobre, e manganês
Salada de amaranto
Ingredientes
2 xícaras (chá) de amaranto em grãos
2 xícaras (chá) de água
2 dentes de alho (médios)
1/2 xícara (chá) de cebolinha (picada)
1/2 xícara (chá) de salsa ou coentro (picados)
1 colher (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Como fazer
Deixe os grão de molho na véspera do consumo.
Lave-os bem, adicione água e coloque para cozinhar por cerca de 10 min.
Dez minutos após o início da fervura, desligue e espere esfriar.
Adicione os temperos, o suco de limão, o azeite, sal a gosto; misture bem e está pronta para servir.
Texto interessante sobre a quinoa e o amaranto, denominados pseudo-cereais:
http://foradomanual.blogspot.com/2009/04/filmes-biodegradaveis-de-quinoa.html
muito legal vou provar uma receita , mas gostaria de saber mais sobre o amaranto, e como ele reduz o colesterol . ate mais.
ResponderExcluirHelaine, aqui tem mais informações:
ResponderExcluirhttp://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1215245-16619,00-BISCOITO+DE+AMARANTO+E+RECEITA+PARA+PERDER+PESO.html
um abraço
Oi Vera!
ResponderExcluirFiz a pipoca de amaranto!!!
Nossa,o sabor é parecido mesmo com a pipoca de milho!Achei gostosa!!Muito mais que a quinua,que é amarga e sabor forte quando cru( ao meu paladar)...
Agora,vou correr atrás de receitas!
Bjs!!
Claudia, pena que o preço seja ainda "salgado" para nós, brasileiros... o pobre consumir amaranto, então, nem pensar...
ResponderExcluirEstou maravilhada com o que li, muito bom. Essas informações deveriamestar sempre disponívei. Parabens pela iniciativa.
ResponderExcluirParabens, suas informações são completas,gostei muito, doravante estarei sempre a visitar a cozinha natureba.
ResponderExcluirOi, Lucinha, obrigada pelas palavras gentis, meus leitores, felizmente, são pessoas tão positivas em seus comentários que me deixam alegre e motivada a continuar produzindo esse blog com muito amor e eficiência! Aguardo uma nova visita, em breve, então, abraço!
ResponderExcluiroi,vera,gostei da reportagem,eu nao conhecia o amaranto,vou usar elr para o controle do meu colesterol!abraços,daiana
ResponderExcluirOi, daiana, é uma ótima ideia, mas cuide de equilibrar a alimentação como um todo, porque nenhum alimento sozinho, por mais completo que seja, faz milagres... abraços!
ResponderExcluirOlá aqui de Portugal.
ResponderExcluirVou ver se nas nossas lojas há amaranto... estou curiosa por experimentar :-)
Dei com este seu site ao fazer uma pesquisa depois de ter visto o seguinte notícia... veja lá se não é irónico... a natureza em luta contra a loucura humana:
http://pijamasurf.com/2011/01/la-naturaleza-contraataca-amaranto-inca-devora-transgenicos-de-monsanto/
Abraços!
Maria Manuel
Oi, Maria, excelente link, estou compartilhando-o por aí... gracias!
ResponderExcluirOlá Vera.Essas informações são interesantes... só não tem saude quem não quer.Adoro o amaranto com leite de soja batido com banana e abacate. Sucesso pra você!
ResponderExcluirOi Vera! Conheci o amaranto agora, estou pesquisando e encontrei seu blog, gostei muito e pode ter certeza q já está em meus favoritos. Vou deixar minha primeira impressão sobre o amaranto registrada aqui se me permite. Estou consumindo c/ suco de frutas e soja pela manhã e ele realmente dá uma sensação de saciedade. Quanto aos efeitos, só o tempo dirá. Obrigada.
ResponderExcluirOlá, Márcia, grata pelas tuas informações e espero que tenhas bons resultados. Volte pra nos contar mais, abraço!
ResponderExcluirAlguém saberia a porcentagem de crboidrato do amaranto? Grato.
ResponderExcluirEm 3 colheres de sopa do amaranto (45 g), grãos ou flocos, temos 29 g de carboidratos.
ResponderExcluirComo eu temia - quase 65% de carboidrato. Seria bom demais, mas passa longe de poder ser um substituto da carne para quem não pode comer carboidratos - para meu habitual desconsolo, ainda não será dessa vez. De qualquer forma, Vera, muito obrigado pela atenção e pela informação.
ResponderExcluirUm grande beijo.
Vera,
ResponderExcluirTenho amaranto para alimentação e plantio (orgânico), qualquer duvida e os entrar em contato meu e-mail ritabritolopes@yahoo.com.br, cordialmente, Rita.
Gracias, Rita, bom sabermos disso!
ResponderExcluirgostei muito de ter encontrado o seu blog foi por acaso era para dgitar amanto digitei amaranto valeu a pena gosto de receitas de remédios caseiros...boa noite.
ResponderExcluirQue bom teres gostado do blog, aproveite e use as receitas, abraço!
ResponderExcluir