BALCÃO DE DELÍCIAS

quarta-feira, 11 de março de 2009

É tão simples germinar sementes...

... uma brincadeira de criança e o resultado é alimento de qualidade superior!

Aprenda com a Ana Branco:

15 comentários:

  1. Oi Vera,
    Olha, eu já tinha tentado fazer isso com sementes de girassol e funcionou mesmo... O que faltou foi a coragem de comer, demorei demais e acabou mofando... Tem algum método prático pra retirar a casca depois que abre? Ou tem que tirar uma por uma?
    Me desculpe, pode parecer uma pergunta besta... e deve ser, porque já perguntei isso num outro blog e não me responderam...

    ResponderExcluir
  2. Carla:

    A semente de girassol vc pode comer em dois dias - 8 horas de molho na água, enxague e depois deixe o restante do tempo secando, com o vidro inclinado para não mofar ou apodrecer - dê mais umas enxaguadas nesse período.
    "Infelizmente" no caso do girassol, só existe o método uma por uma - aperta numa ponta que saí na outra, como uma bala no revólver... Sugestão: pegue o prato com as sementes e um outro para colocar as cascas, ligue a TV e se ligue nela, que a ação é bem automática.
    Não tem alguma criança para ajudar? Minha filha adora apertar as sementes de girassol, principalmente quando ela põe muita força no movimento e elas saltam longe, feito bala de canhão... rs
    A propósito, curiosidade não é besteira.

    ResponderExcluir
  3. Legal, valeu, vou tentar de novo!! :o))

    ResponderExcluir
  4. Eu não tiro a casca para comer as sementes, eu como com a casca, tem algum problema???

    ResponderExcluir
  5. Paula, você já viu as aves comendo sementes de girassol? elas arrancam a casca antes de comê-las... minha madastra tem uma calopsita e fico embevecida vendo-a tirar as cascas, semente por semente - deve haver um bom motivo para que façam isso - penso que são muito duras para mastigá-las totalmente e a digestão fica dificultada (já que não conseguimos desmanchá-las no primeiro ato da digestão, que é a mastigação e a salivação). Já vi receita de "leite" de girassol com as cascas, mas nesse caso, tudo é coado na finalização.
    Uma amiga me informou que existem sementes sem casca para vender (achei que fossem tostadas), mas não confio muito na procedência, nesse caso.

    ResponderExcluir
  6. Olá, agredeço a atenção!
    Mas no caso dos pássaroseles tiram a casca porque comem cruas, depois que germina a casca fica molinha, se mastigar bem praticamente some na boca. E penso que comer com a casca seria uma forma melhorar de aproveitar os nutrientes, por estar mais integral, mas posso estar enganada. Vou procurar saber mais sobre o assunto.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Paula, acho que mesmo depois de ficarem de molho elas continuam duras, pelo menos, ao meu paladar e considero-as muito fibrosas... mas, enfim, se vc encontrar uma informação nova, conta pra gente!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. iz um cuscuz com a sobra do suco verde (couve,semente de girassol,hortelã,pepino), misturei as sobras do que coei no suco verde. Olha ficou uma delicia, o único problema é que faço currupaco igual papagaio, até hoje. rsrs (só pra relaxar)

    O comentário da Paula é sensacional.

    ResponderExcluir
  9. Ô, papagaio, passa a receita do teu cuscuz pra nós... rssss

    ResponderExcluir
  10. ola vera, estou começando a conhecer a comida viva, ja gosto muito de verduras e legumes agora com suas dicas vou enriquecer mais meus pratos, obrigada

    ResponderExcluir
  11. Muito bom saber disso, sucesso nos teus experimentos culinários!

    ResponderExcluir
  12. Que maravilha de blog, encontrei o que precisava. Venho a um tempo mudando minha alimentação, e desde então esse é um dos sitios que mais encontrei informações praticas e uteis!!

    Muito agradecido!!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Grande prazer em te auxiliar, Alexandre, volte sempre para pesquisar mais, abraço!

    ResponderExcluir
  14. Estava realmente procurando informação de como tirar a casca da semente de girassol germinada. Aqui encontrei. Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas dúvidas, críticas ou simplesmente, um alô! Grosserias, irei ignorar...